Como economizar dinheiro na faculdade?

PDF pagePrint page

030915_economizar

Por Cristiane Gouget

Uma das épocas de maior “dureza” da vida é a época da faculdade. Viver a base de miojo e meia-entrada fazem de muitos verdadeiros guerreiros na arte de viver com pouco. Mas se “sobreviver” já é uma tarefa árdua, o que dirá economizar. Saiba que é possível, e aqui vão algumas dicas simples para começar.

Dica 1: Como economizar nos livros?

Quando entramos na universidade é normal querer comprar todos os livros indicados pelos professores para montar a própria biblioteca pessoal. Mas já pensou que poderá gastar dinheiro de maneira desnecessária e talvez comprar livros que nunca mais precisará?

Uma opção para economizar dinheiro é pegar livros emprestados na biblioteca. Há casos em que não consegue pegar livros para quem deseja levar para casa, mas sempre há cópias disponíveis para quem deseja estudar na própria biblioteca.

Dica 2: Como economizar na passagem?

Há universidades um pouco mais distantes ou até um pouco mais próximas do local de trabalho. Há casos de pessoas que ao invés de pegar condução até a faculdade, costuma ir a pé.

Hoje o trânsito está cada vez mais caótico e principalmente nas grandes cidades e andar ao invés de pegar ônibus, além de economizar dinheiro ainda por cima estará se exercitando e economizando na academia de ginástica.

Esse recurso tem sido usado por muitos profissionais que não tem tempo para frequentar academia e aproveitam os horários de almoço ou na ida e volta do trabalho para caminhar.

Dica 3: Consiga boas notas e obtenha uma bolsa de estudos.

Se você está começando os estudos agora na universidade, ou se já é formado, talvez ainda não conheça algumas dicas essenciais para começar economizar dinheiro desde jovem.

Há algumas alternativas para obter rendimento dentro da universidade, que embora sejam divulgadas, alguns não estão habituados com expressões como: “monitoria”, “bolsas de iniciação científica” etc. Principalmente para quem está iniciando é muita informação nova.

Então, estude para obter boas notas. Se você está começando agora, esta é uma boa forma de estar explorando ao máximo a universidade.

Pois isso poderá abrir portas para atuar dentro da própria universidade, seja dando aula futuramente e complementando sua renda ou até mesmo para conseguir um bom estágio.

Melhores notas ajudarão, caso estude em uma faculdade particular, a conseguir uma bolsa de monitoria e/ou até mesmo um desconto na mensalidade.

Nas universidades públicas também poderá conseguir uma bolsa de monitoria ou de iniciação científica. Neste caso, mesmo que você não pague mensalidade poderá ser remunerado enquanto conclui seus estudos e não iniciar em uma vaga de estágio.


Cristiane Gouget é economista, mestre em economia empresarial e criadora do site Guarde Dinheiro.