8 livros de marketing essenciais para jovens profissionais

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Mais de um terço dos universitários brasileiros não dominam a leitura e a escrita, segundo o INAF, um indicador que mede o alfabetismo funcional no Brasil. Embora alguns levantamentos recentes apontem que a as redes sociais estão fazendo as pessoas lerem mais, não quer dizer que elas estejam lendo e escrevendo melhor. As pessoas estão lendo mais fragmentos de ideias, de opiniões e de notícias do que obras e publicações inteiras. Quando foi a última vez que você leu uma revista ou um jornal?

Sempre que escrevo sobre a importância da leitura, eu cito este vídeo do Tom Peters. Em 120 segundos, Tom diz tudo que você precisa ouvir sobre a necessidade de se ler mais. Se você quer realmente chegar a algum lugar, precisa ler mais do que os outros. Goste ou não.  O mesmo defende Vicente Falconi, um dos mais respeitados consultores de gestão do Brasil. Ele acorda todo dia às 4h da manhã para estudar. Se ele, um senhor de 74 anos, Ph.d. e consultor das maiores empresas do Brasil ainda estuda. Imagine nós.

Existe um estigma no marketing que é uma área que não requer muito estudo, que é moleza. Essa imagem talvez seja consequência de uma grande gama de alunos desinteressados ou da grande oferta de cursos de marketing que acabam facilitando a entrada desses alunos desinteressados.  De onde quer que essa imagem tenha vindo, é preciso mudar. A faculdade de marketing até pode ser moleza, mas o mercado profissional é dureza. Diferente de cursos de engenharia dos quais muitos fogem por serem considerados difíceis, mas cujo mercado é abundante e chove bons empregos.

Conseguir um emprego realmente bom em marketing é como passar no vestibular da Fuvest, é sofrido, vale à pena, mas a maioria fica de fora. Conquistar boas vagas é para poucos, e para piorar, parte delas acabam sendo ocupadas por profissionais de outras áreas como economia ou engenharia. A Kanui, uma das únicas lojas virtuais brasileiras a operar no azul, tem engenheiros em seu departamento de marketing. Estudantes e jovens profissionais que buscam o seu lugar ao sol na área precisam estar cientes disso.

Não dá para ser apenas mais um no mercado. Uma ótima maneira de evitar isso é estudando mais, e a leitura é fundamental. Por isso, a pedido de uma leitora de Portugal, fiz uma pequena lista com os livros essenciais que todo estudante de marketing ou recém-formado precisa ter lido. São livros que abriram a minha cabeça e que até hoje são úteis no meu dia a dia.

1. Administração de Marketing (Phillip Kotler)

livros_marketing_kotlerCitar o livro mais famoso da área, de fato, não é nada original, mas estaria cometendo um crime se não fizesse. Por anos, ignorei a grande obra de Kotler, pegando para ler depois de anos de graduado. Não o li por inteiro e talvez nunca o leia. Este é um livro técnico, e aborda o vasto campo do marketing de forma profunda. Por isso, tentar ler de uma vez só lhe levará ao tédio mortal. O ideal é ler conforme a necessidade. Por exemplo, começou a trabalhar no marketing de uma empresa que exporta? Leia o capítulo 14 sobre “Desenvolvimento e administração de estratégias de marketing para o mercado global”. Sua equipe está encarregada de um novo produto, leia o 11, e por aí vai. Mas você precisa ter intimidade com este livro se quiser ser um grande profissional de marketing.

Por que é essencial?
Para ter uma visão macro do que é e como funciona o marketing.

2. Gestão de Marcas (Kevin Lane Keller)

livros_marketing_kevinlaneSe o livro do Kotler é a Bíblia do Marketing, “Gestão Estratégica de Marcas” pode ser considerada a Bíblia do Branding. É o maior e mais completo livro de gestão de marcas já escrito, obra do homem que foi convidado pelo próprio Kotler para reeditar nova edição de Administração de Marketing. Ele traz todos os conceitos e técnicas para a criação, gestão de uma marca ou de um portifólio. Conceitos como pontos de paridade e diferença, extensão e alongamento de marca, naming, brand equity e muitos outros, sempre com cases e lições de empresas brasileiras ou multinacionais.

Por que é essencial?
Para aprender a gerir marcas de forma eficiente e profissional. Cada marca tem particularidades que devem ser respeitadas e administradas de forma independente.

3. Vaca Roxa (Seth Godin)

livros_marketing_sethSeth Godin é o maior guru de marketing da atualidade porque ele nos faz pensar, provocando o pensamento crítico em um mundo onde a diferenciação nos negócios é um problema crônico. Em a Vaca Roxa, Seth praticamente praticamente redefine o termo “remarkable”, ou “memorável”. Algo que toda a marca deve ser.

Por que é essencial?
Para deixar clara a importância vital de se criar um negócio diferente que se destaque perante à multidão de empresas no mercado. Vai dizer que você não queria ver uma vaca roxa pastando por aí?

4. As Armas da Persuasão (Robert Cialdini)

livros_marketing_cialdiniEleito pela mais importante revista científica de marketing — a Journal of Consumer Research — como um dos mais importantes livros de marketing da década de 80, “As Armas da Persuasão” é uma edição atualizada do clássico de 1984 “Influence: The Psychology of Persuasion”. De maneira clara e agradável, Cialdini defende que persuasão é ciência e não arte, e usa inúmeras pesquisas para nos fazer compreender o que está por trás de cada decisão e como podemos melhorar nossas chances de sucesso em qualquer ambiente e tipo de público ao usar técnicas adequadas.

Por que é essencial?
Para obter uma noção mais técnica da persuasão, melhorando a visão de mundo e fornecendo subsídios para o uso mais eficaz das ferramentas de marketing.

5. Lógica do Consumo (Martin Lindstrom)

livros_marketing_lindstromO marketing está mudando. Nunca se pesquisou tanto para entender o consumidor, seus anseios e comportamentos, muitos deles inconscientes. A Lógica do Consumo é o primeiro grande livro sobre neuromarketing e o mais famoso. Ele reúne alguns dos estudos mais famosos e oferece alguns novos sobre uma área ainda tão misteriosa — a mente humana.

Por que é essencial?
Para entender o que está por trás das decisões dos consumidores e como as mensagens publicitárias realmente são interpretadas pela nossa mente. O livro mostra que a ciência pode ser um aliado fenomenal dos negócios.

6. Foco (Al Ries)

livros_marketing_alriesPrestes a completar 20 anos de publicado, a mensagem deste livro parece não ter entrado na cabeça de muitos empresários e gestores — a necessidade de um foco claro. Al Ries traz uma série de cases sobre empresas que quebraram ou foram muito bem-sucedidas por se dedicar a um único negócio. Lição importantíssima para todos aqueles que comandam uma empresa, sobretudo profissionais de marketing.

Por que é essencial?
Para entender que nem todo marketing do mundo salvará uma empresa que atira para todo lado.

7. Posicionamento (Al Ries & Jack Trout)

livros_marketing_riestroutAl Ries e Jack Trout, uma das melhores duplas dinâmicas dos negócios, escreveram verdadeiros clássicos de marketing. Esse é o primeiro e o mais significativo deles. Juntos, eles praticamente inventaram o termo “posicionamento”, um conceito-chave para qualquer coisa que se faça em marketing. É interessante dizer que tudo que Ries e Trout escreveram foi resultado de anos de experiência trabalhando com comunicação e marketing em grandes organizações. Eles não são acadêmicos e aprenderam da melhor maneira, fazendo.

Por que é essencial?
Para entender que uma marca precisa ocupar um assento privilegiado na mente do consumidor, para que este possa lembrar da marca, de forma instantânea, quando pensar naquela categoria de produto/serviço.

8. Relevance (Tim Manners)

livros_marketing_mannersPensei em não incluir este livro por não possuir uma edição em português, mas ele é bom demais para ficar de fora. (Além disso, acostume-se, alguns ótimos livros de negócios não são publicados em português.) Relevance traz uma boa coleção de cases e conselhos de executivos de pequenas e grandes empresas que conseguem criar ações relevantes e com significado aos seus consumidores. Este livro mostra até onde o marketing (muito além do básico propaganda + redes sociais) pode ir para criar valor para o consumidor e tornar a marca mais relevante no  mercado.

Por que é essencial?
Para entender que o marketing precisa fazer sentido, caso contrário ele não passa de um argumento de vendas vazio ou propaganda ineficaz. É um livro que faz você pensar marketing, uma necessidade imediata nas empresas.

 

Se você gostou da lista, e quer ir além dos 8, aqui vão três livros que ficaram de fora da lista e merecem uma menção honrosa: Métricas de Marketing (Paul W. Farris, et al.), para entender que marketing não é só ideias, mas também números, e que não há efetividade sem mensuração e controle; Fazer Acontecer (Júlio Ribeiro), para entender melhor o mundo da publicidade. Esse livro eu considero equivalente ao “Confissões de Um Publicitário”, do grande David Ogilvy, uma leitura gostosa e rica; Oportunidades Disfarçadas (Carlos Domingos), para descobrir que ótimas ideias podem nascer de situações inesperadas, se você for esperto, estiver atento e for ousado o suficiente.