Minha empresa na nuvem? Que história é essa?

PDF pagePrint page
PUBLIEDITORIAL

empresa na nuvem embratelQuem nunca perdeu um trabalho por não ter salvo? Quando se trabalha em algo já em processo adiantado e você se esquece de salvar, o universo conspira para causar uma queda de energia, acabar a bateria do notebook ou travar o programa. A dor da perda é intensa. Uns choram, outros atiram o objeto mais próximo na parede enquanto outros rebeldes afogam suas mágoas no Candy Crush.  Se for na empresa, significa prejuízo e baixa produtividade. Felizmente, a tecnologia evoluiu para uma solução.

Você pode não ter percebido, mas hoje tudo está em todo lugar. Acho curioso ver as pessoas falando em cloud computing e que algo está “na nuvem”, mas poucas sabem realmente o que significa e que podem tirar proveito dela para melhorar os resultados da sua empresa e diminuir a dor de cabeça. Está mais do que na hora de você dominar esse assunto, e eu e a Embratel vamos lhe ajudar a esclarecer essas duvidas.

Tecnicamente, desde a existência da internet tudo sempre esteve “na nuvem” ou você sempre soube onde seus emails, o site da sua empresa e suas fotos do Fotolog estavam hospedadas? A diferença é que antes você instalava o Word ou Excel no seu computador para usá-lo e todos os documentos eram salvos ali. Se queimasse o HD, restava rezar. Se o arquivo fosse muito importante, enviava-se por email, mas nada impedia da caixa lotar um dia e você ser obrigado a exclui-lo. A massificação da internet nos últimos anos permitiu unir as vantagens online (salvar arquivos, suporte e acesso à informação) com as vantagens offline  (configurações pessoais, praticidade) e como o computador passou a estar cada vez mais tempo conectado, não demorou a surgir aplicações 100% online . Não mais tinha importância se o arquivo ou programa estava no computador ou em algum servidor pelo mundo. Com vocês, a nuvem.

 Os benefícios

Se você não utiliza a nuvem (o que significa que seu trabalho está boa parte offline), está se arriscando. A sua empresa pode estar perdendo dinheiro, tempo ou correndo o risco de perder dados importantes. O pagamento de licenças, as manutenções necessárias para deixar tudo em ordem e os serviços caríssimos demandados para deixar a empresa funcionando consomem recursos preciosos.

A praticidade e a segurança acompanhada de redução de custos tornam os serviços em nuvem algo que todo gestor de TI ou empresário deve considerar. O futuro caminha para isso, onde os arquivos estarão acessíveis em qualquer lugar ou dispositivo. Há algum tempo, o Google trabalha no Chromium OS, o primeiro sistema operacional que rodará apenas aplicativos online. Isso significa que você nunca mais terá que instalar ou atualizar nenhum programa. Não foi à toa que o faturamento do Google cresceu 36% no último trimestre, superando as expectativas dos analistas financeiros de Wall Street.

 Como aplicar no meu dia a dia?

Existem várias empresas que oferecem soluções em nuvem, mas não conhecia nenhuma que oferecia tudo em um só lugar como a Embratel. E quando se trabalha com dados, a idoneidade da empresa é crucial, não dá pra contratar qualquer uma. A empresa oferece um mix de produtos com planos flexíveis para empresas de qualquer tamanho e necessidade. Vamos a alguns deles:

 Office 365: quem consegue viver sem o trio mais famoso do mundo da informática — Word, Excel e PowerPoint? Agora, eles estão “na nuvem” e você pode usá-los de qualquer lugar pagando muito menos. Dois novos programas se juntam ao trio, o Lync — para chats e videoconferências — e o SharePoint que funciona como uma intranet — com fácil acesso às informações e pessoas — , mas sem a trabalheira de administrar uma. Vale notar que todos podem ser acessados pelo smartphone ou tablet.

 Servidor virtual: o serviço que nenhuma empresa deveria viver sem. Para guardar arquivos e acessá-los de qualquer lugar ou rodar aplicações e projetos, eles são como qualquer máquina que a sua empresa possui, configurada do jeito que você precisa e suporte 24 horas. Muito mais segurança e conveniência. Você contrata e começa a trabalhar, sem perder horas configurando.

 Presença web: sem dúvida o jeito mais fácil de criar um site. Perfeito para sites pessoais e pequenas empresas que não podem arcar com os altos custos da manutenção de um site convencional. Para os seus clientes, a qualidade é a mesma. Site institucionais ou lojas virtuais com design responsivo que se adaptam automaticamente à tela do dispositivo usado. Outros recursos do serviço: email próprio, chat de atendimento, estatísticas e email marketing integrado às redes sociais. Tudo pronto para usar.

Backup online: o que todo mundo precisa fazer, mas quase ninguém faz (ou não com a frequência que deveria), deixa que a Embratel faz para você. Através de um painel de controle interativo, você faz a gestão dos backups agendando e organizando os arquivos conforme sua necessidade. O sistema inteligente identifica somente os arquivos alterados desde o último backup e os atualiza.

Confira os planos!

Empresa eficaz é empresa focada. A tecnologia em nuvem é uma grande aliada das empresas, pois as ajuda a se manterem competitivas permitindo que elas se foquem no que é importante para os seus clientes. E o que é importante para eles? Atendimento, qualidade do produto, assistência, prazo, ações de relacionamento e várias outras coisas.  Deixe a parte técnica com quem entende e concentre-se em novas ideias para o seu negócio. É a estratégia que cria vencedores, e hoje mais do que nunca.