10 livros para o seu amigo secreto

PDF pagePrint page

Chegou a hora da troca de presentes. O momento em que até o mais pão duro do setor é coagido a colocar a mão no bolso para comprar uma “lembrancinha” para alguém. Porque ninguém nunca conseguiu escapar de participar de pelo menos 1 amigo secreto no final do ano. Então, para dar uma forcinha como já é quase uma tradição aqui no Pequeno Guru, trago sugestões de livros para a confraternização da empresa, natal em família ou simplesmente para alguém que deseja presentear outra pessoa, mas não sabe o que dar.

Para criar a lista, levei em consideração os seguintes aspectos: acessibilidade (praticamente qualquer pessoa pode ler), qualidade e preço. A maioria fala de trabalho e carreira, mas também fala de objetivos pessoais e atitudes resultando em uma poderosa combinação. Abaixo, uma pequena descrição de cada livro. Desejo ótimas confraternizações a todos e quem quiser me enviar um presentinho, só avisar. :)

“O poder extraordinário do pensamento negativo”, Bob Knight: o pensamento positivo faz maravilhas, mas até ele possui contra-indicações. Abordando tanto a vida pessoal como profissional, este livro ressalta a importância de se estar querendo melhorar e aprendendo com os erros e as falhas.

Ideal para: todos (exceto pessoas negativas ou pessimistas)
Preço: bom!

“MOJO”, Marshall Goldsmith: Mojo é o momento em que estamos fazemos algo significativo, poderoso e positivo, e o resto do mundo reconhece. Este livro foi um dos mais vendidos da seção carreira / negócios em 2010.

Ideal para: pessoas sonhadoras ou que querem dar uma guinada na vida
Preço: salgado

“Saber vender é da natureza humana”, Daniel Pink: programadores, garçons, donas de casa e representantes comerciais têm algo em comum. Todos são vendedores. Este livro mostra que negociar faz parte da vida humana, cabe a você aceitar e tirar proveito disso.

Ideal para: todos
Preço: bom!

“Clique, Clique, Clique”, Frans Johansson: o título em português deste livro é uma completa bagunça. Pegue o original para referência “O Momento e um Clique — tomando posse das oportunidades em um mundo imprevisível”. Frans é simplesmente fascinante e neste livro ele mostra que sucesso é algo aleatório, e que a única coisa que podemos fazer é nos agarrarmos nas oportunidades que passam por nós.

Ideal para: jovens profissionais
Preço: Salgado

“O melhor do mundo”, Seth Godin: desistir pode ser a coisa mais certa a se fazer quando as coisas não estão dando certo. O livro mostra o conceito do “vão”, como lidar e evitar chegar diante de uma situação muito maior que você

Ideal para: todos
Preço: cabe em qualquer amigo secreto!

“Faça acontecer”, Sheryl Sandberg: as mulheres estão cada vez com mais poder dentro das organizações. Este livro exalta o papel da mulher buscando motivá-las a ir atrás de tudo que desejam. Sheryl é uma das executivas mais poderosas dos Estados Unidos e tem inspirado a carreira de muitas mulheres desde o lançamento do livro.

Ideal para: mulheres no mercado de trabalho (especialmente no mundo corporativo)
Preço: bom!

“As pequenas grandes coisas”, Tom Peters: décadas de trabalho de Tom Peters estão reunidas em 163 pequenos conselhos que vão fazer a diferença na sua carreira. Quando você for comprar este livro para seu amigo, não deixe de comprar uma cópia para você.

Ideal para: todos os profissionais
Preço: salgado

“A ideia é boa e agora?”, Scott Belsky: uma boa ideia não é o suficiente, é apenas o primeiro passo para algo grande. O livro ajuda a tirar a ideia da cabeça e aplica-la ao mundo real com eficiência e pés no chão.

Ideal para: profissionais de marketing, comunicação e empreendedores
Preço: salgado

“A verdade dos fatos”, Jeffrey Pfeffer e Bob Sutton: não acredite em tudo que ouve, nem mesmo se vier do consultor ou diretor. Este livro é um guia para passar por cima de paradigmas prejudiciais, gerentes “sabe-tudo” e outros obstáculos que atrapalham o dia a dia da gestão, mas ninguém sabe como resolver (e convencer).

Ideal para: gestores
Preço: barato! (disponível apenas na Estante Virtual)

“Agradeça e seja feliz”, Robert Emmons: além de sinal de educação e convenção social, agradecer tem mais um benefício, melhorar a satisfação pessoal e o bem-estar. Essas e outras ideias e estudos estão neste livro que reforça uma teoria que vem crescendo nos últimos tempos, a de que boa parte da felicidade está em tratar bem os outros.

Ideal para: todos (além de mal humorados e mal educados)
Preço: razoável

 

livros_amigo_secreto