5 conselhos de Abílio Diniz para uma vida de sucesso

PDF pagePrint page

super_abilio2“Longe de mim querer ser uma referência para alguém” disse Abílio Diniz no Global Entrepreneurship Congress 2013, realizado no Rio de Janeiro. Tarde demais, senhor; você já é uma referência e deveria ser para muitos outros profissionais deste país. Como o senhor mesmo disse, o grande problema dos jovens hoje é a falta de referência, e o senhor é um dos mais sábios homens de negócios que o Brasil já teve.

Desde que ouvi falar do Abílio Diniz pela primeira vez, ele tem sido a minha referência de homem de sucesso. Isso foi há uns 8 anos e ele, então beirando os 70 anos de idade, apresentava um físico de marombeiro enquanto administrava o maior grupo varejista do país. Eu pensei: “quero envelhecer como esse cara“, e desde então sempre que penso em envelhecer (não é muito frequente), lembro do Abílio. Prestes a completar 77 anos, Abílio tem duas filhas pequenas, faz musculação, pratica squash e recentemente deixou a direção da empresa onde trabalhou durante 65 anos para encarar um desafio completamente novo a frente do conselho da BRF, um setor que ele não domina. Considero o Abílio uma representação da essência do Pequeno Guru: sucesso profissional com uma vida pessoal equilibrada e completa. Abílio fala tanto de saúde e bem-estar como fala de liderança e resultados, mantendo um site próprio para abordar tais assuntos.

Foi em casa que ele aprendeu boa parte dos ensinamentos que compartilhou no evento da Endeavor (assista o vídeo). Da educação do seu pai, Abílio desenvolveu 4 valores básicos; e entenda por básico, algo que você nunca irá aprender na faculdade, livro ou palestra. Eles podem até mencionar, mas dificilmente penetrarão na sua personalidade se não vier de alguém que você respeite, e pais têm autoridade única para transmitir valores e princípios que muitas vezes levamos anos para perceber. Como o executivo disse, seus pais plantaram as sementinhas, ele as desenvolveu.

  • Humildade
  • Determinação
  • Disciplina
  • Equilíbrio emocional

Simples, mas incrivelmente difícil de se cultivar todos os quatro. Princípios não são algo ensinados em quadro negro ou absorvidos em uma sessão de coaching. Princípios são vividos e aprendidos através de exemplos e muita prática. Você pode ser humilde e disciplinado, mas desistir no primeiro obstáculo ou crítica do colega. Você pode ser competente, determinado e altamente equilibrado, mas lhe faltar humildade (hum… essa é popular!).  Humildade, Abílio deixa bem claro, não é andar de roupa velha ou fazer voto de pobreza. Ser humilde é assumir que “qualquer pessoa sentada perto pode saber mais que você. Se há uma pessoa que você não consegue ouvir por estar embaixo de você, abaixe-se para ouvi-la”.

Qualquer pessoa sentada perto pode saber mais que você.

Para mim, humildade é o mais importante valor que você pode cultivar na sua vida. Humildade leva a uma constante busca pelo conhecimento, a um melhor relacionamento interpessoal e a maior satisfação pessoal. Sendo humilde o bastante para ouvir os outros, você pode obter disciplina, determinação e equilíbrio emocional. No entanto, podemos dizer que esses valores são universais em qualquer campo da vida. Quais as lições que o próprio Abílio aprendeu na sua carreira, quais conselhos ele daria para suas filhas se elas hoje elas tivessem a sua ou a minha idade?

Ame o hoje, mas lute pelo amanhã

“Eu quero ser hoje, melhor do que fui ontem. E quero ser amanhã, melhor do que sou hoje.”

Todo dia é uma oportunidade de aprender algo que você não sabe. De conquistar o que você ainda não tem. Mas saiba quando tirar o pé do acelerador para admirar a paisagem. Se o ser humano é um eterno insatisfeito, então seja como o leão que após uma grande caçada descansa por vários dias. Busque crescer em tudo, na carreira, em conhecimento, na vida pessoal. Se você toca violão, experimente um gênero novo. Se pratica esporte, melhore 1cm, 1s ou 1 ponto todo dia. Aprenda uma técnica nova e domine-a. O senso do progresso nos faz sentir vivo, mas excesso de cobrança e insatisfação é capaz de estragar o que a vida tem de bom.

Gestão é gente e processo

“Deu certo? Elogia gente e diz que o processo é bacana. Deu errado? Procura em gente ou processo.”

Não invente o que não requer reinvenção. Gestores devem ser especialistas em pessoas e não técnicos especialistas. Precisam ser bons formadores de equipes, ter visão holística e saber tomar a decisão certa. Por incrível que pareça, encontrar alguém bom nisso é mais difícil do que encontrar alguém que domine todo o processo.

Conheça os outros

“A medida que você conhece as pessoas, você conhece mais a si mesmo”

Busque conhecer as pessoas com quem convive, mas conheça de verdade, não apenas a parte que lhe convém. Como se pode esperar ter sucesso com uma equipe de desconhecidos? Como se pode esperar ter amigos se só você fala? Ouvir e se interessar pelo outro fortalece relações e é a maneira mais eficiente de motivar pessoas. Quanto mais pessoas diferentes você conhecer (de verdade), melhor e mais feliz você se tornará. É uma relação ganha-ganha.

Tenha uma referência para ser uma referência

“Se eu puder fazer as pessoas pensarem na responsabilidade dos líderes para que elas sejam o que se chama de ‘walk the talk’…”

Abílio Diniz não seguiu a carreira acadêmica que ele imaginou quando jovem, mas ele pode saciar um pouco desse desejo através do curso de liderança que ministra na FGV. Um dos seus objetivos é redefinir o papel do líder e trabalhar a capacidade de influenciar outros. Isso passa por ser coerente no discurso, “walk the talk” é a expressão americana que se refere a viver o que você defende. Como disse Einstein, o exemplo não é o melhor jeito de educar, é o único jeito. E é o único jeito para inspirar outros também. O “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” simplesmente não funciona em um mundo movido a pessoas. Quando você se espelha em alguém, você tenta simular os passos que essa pessoa daria e pensa “o que ele faria se estivesse no meu lugar?”. Tenha alguém com bons exemplos para se espelhar e fazer esse tipo de exercício. Ter uma referência é importante para chegar lá e quem sabe ser uma referência para os outros. Ninguém nunca se tornou mestre sem ter sido aprendiz.

Cuide do seu corpo

“A essa altura, eu tenho que acreditar que eu sou eterno.”

Meu filósofo favorito dizia que cada homem é construtor de um templo chamado corpo. Até a Bíblia defende que devemos cuidar da nossa saúde e tratar nosso corpo bem. Mente sã, corpo são, saca? Abílio defende a prática de esporte e o cuidado com o corpo são mais do que um artifício para longevidade, mas como um compromisso com sua própria família. Ele tem uma esposa 30 anos mais nova, duas crianças pequenas, e nenhuma delas gostaria de vê-lo ser tratado como um velhinho. Esse é um dos traços que mais admiro no Abílio, ele nunca fez da sua agenda lotada uma desculpa para o sedentarismo e o colesterol alto. Cuidar da saúde é um ato de amor próprio, consideração com quem você ama e até obediência a Deus.

“Tenha alguma coisa a mais que o lucro. Tem o lucro em 1º lugar, mas tenha alguma coisa a mais que o lucro, que dê orgulho, isso é capitalismo consciente.” (Abílio Diniz)