Como ler 1000 notícias por dia

PDF pagePrint page

270313_ler_noticias_No começo do mês, o Google anunciou o fechamento de um dos seus mais antigos serviços, o Google Reader. Fato é que o Reader nunca foi um bom agregador de feeds (se você ainda não sabe o que são feeds ou RSS, pelo amor de Deus clique aqui), pelo menos não para quem quer ter acesso a muitas notícias. Mas ele seguia o padrão utilizado pela maioria dos seus concorrentes, isto é, bom para acompanhar alguns sites, mas fraco para lidar com grande volume de informação.

Eu sempre fui um grande entusiasta dos feeds porque ele permite um grande acesso a informação de forma fácil e flexível. Porém, existe maneiras e maneiras de utilizar essa tecnologia, e tudo depende de você. A exemplo de como fiz quatro anos atrás quando publiquei “lendo 500 notícias em 5 minutos“, onde falei basicamente da maravilha do Netvibes (na minha opinião, o melhor agregador de feeds), irei mostrar o meu guia definitivo para se manter informado. Testei muitas jeitos e recursos antes de encontrar a melhor maneira de aproveitar tanta informação que a internet nos disponibiliza; este é o meu modo de me manter informado, espero que seja útil para vocês.

O que você vai precisar:

  • No mínimo 20 minutos por dia
  • PC/Mac/Tablet
  • Netvibes
  • GetPocket
  • Seu e-mail favorito
  • Barra de favoritos do navegador
  • Uma conta de Twitter (opcional)

1º passo (nível básico)

Defina o seu objetivo. Ele pode ser pessoal, profissional, geral ou ambos. O meu é ter acesso ao maior número de notícias possível, 75% das notícias que leio são relacionadas ao mundo dos negócios, pesquisa e marketing, os outros 25% saúde, atualidades e variedades (essa proporção não é tão exata assim, estou chutando). O seu pode ser o acesso às principais publicações científicas ou dados do segmento da sua empresa ou apenas ler as principais notícias do mundo. Obviamente, ler 1000 notícias por dia na íntegra é, se não impossível, loucura. Mas nunca na história foi possível acessar tanta informação de forma tão rápida e prática.

2º passo (nível básico)

270313_noticias_feeds

Definido que tipo de informação quer e o quanto quer, é preciso obter a fonte. Quais sites você deseja ler? Quais seções deles mais lhe interessam? O grande problema dos leitores de feeds é que, como um jornal de papel, você precisa “atravessar” as notícias antes de decidir o que ler, com o Netvibes não.  Ele permite que você tenha acesso a centenas de notícias em uma única tela e possa escolher o que vale a pena ou não ler de uma maneira muito dinâmica. Alguns grandes portais, como a Forbes, não fornecem o RSS  (provavelmente para fazer o leitor ir até o site), mas a esmagadora maioria fornece, então, é só pegar o endereço do RSS e adicionar no Netvibes. Pode dar um certo trabalho organizar todos os feeds ou encontrar a melhor fonte,  mas essa é a etapa mais importante. O Netvibes será sua fonte primária de informação.

Caso não tenha tempo de ler na hora, utilize o Get Pocket(.com) para ler a hora que quiser, mesmo offline, do seu smartphone, tablet ou PC. É um excelente recurso para não perder nenhum link. Dica: baixe a extensão do Firefox, Chrome ou Safari.

3º passo (nível intermediário)

O ato de ler uma notícia geralmente depende da sua iniciativa de ir até o site, mas tem uma maneira prática de tornar o processo um pouco mais conveniente: assinar newsletters. Receber por e-mail é uma maravilha, mas tem um problema: geralmente, estamos ocupados demais quando checamos e-mails; é diferente de quando acessamos um site por iniciativa própria, estamos abertos à leitura. Por isso, é importante que você só assine newsletters essenciais que sabe que irá ler.E evite assinar muitas.

A assinatura é eficaz principalmente se você não quer perder um grande tópico. Por exemplo, adoro Seth Godin, em vez de entrar no seu blog todos os dias, resolvi assinar. Não leio todos os posts, mas ganho algum tempo por não precisar acessar o site. Outro caso é do Wall Street Journal, recebo semanalmente os artigos mais populares daquela semana. Se não fosse assim, dificilmente eu conseguiria lê-los. Dica: dê preferência aos com frequência semanal em vez de diária.

4º passo (nível avançado)

270313_noticias_barra_favs

Até aqui você já está mais informado do que 99% da população,mas se quiser realmente elevar ao último nível e se tornar um ninja da informação, este é o último passo. Você vai precisar de um Twitter e da barra de favoritos do seu navegador.

Durante um bom tempo, eu utilizava o Twitter apenas para publicar ideias e informações curtas demais para um post no blog, até eu perceber que ele era uma grande maneira de se manter informado. Praticamente, toda revista, jornal e pesquisador utiliza o Twitter para compartilhar suas últimas descobertas e insights. Então, certifique-se de seguir os melhores da sua área. Além disso, analise a frequência dos posts de qualidade para ver se realmente você obtém informações relevantes dele. Sempre que tiver um tempinho (e já tiver passeado pelo Netvibes), dê uma passada na timeline do Twitter. Lembre-se que você não precisa ler tudo, boa parte do desafio de se manter informado está em saber escolher o que ler e, principalmente, o que não ler.

A barra de favoritos é para acesso rápido. Use para acessar os principais sites de seu interesse, portais ou colunas com grande fluxo de informações para dar uma olhada de vez em quando.