Como fazer do próximo ano o melhor ano de todos

PDF pagePrint page

Dezembro é sempre alegre, corrido e cheio de promessas. Ao contrário do calendário Maia, o nosso mundo vai continuar girando e você ainda terá que trabalhar, socializar e cuidar da saúde. Que tal começar a por em prática suas promessas para o ano novo ainda este mês? O quanto antes você o fizer, melhores as chances de conseguir realizar o que você deseja

“Não deixe para o ano que vem o que você pode começar neste” é uma boa adaptação para um velho ditado. Começar as resoluções de 2013 ainda em dezembro, fará você se sentir mais disposto e motivado para dar continuidade e realizar outros. A seguir estão algumas velhas promessas que você pode colocar em prática ainda este mês e entrar 2013 com todo o gás.

Exercite-se mais

Não espere os exageros do final de ano acabarem para concretizar a mais comum e difícil promessa de ano novo. Começar ainda em dezembro tem boas vantagens, é uma época em que se está bastante animado, o verão ainda não começou (o que significa que você tem um pouco mais de tempo para entrar em forma) e o principal: você não vai enfrentar a estranha sensação do novo ao voltar das festas de final de ano porque você já vai estar familiarizado.

[Leia também: “As 12 desculpas mais comuns do sedentarismo e como vencê-las”]

Leia mais

[Leia também: “5 dicas para começar a ler mais hoje mesmo”]

Faça mais ou diferente dos outros

Um dos segredos do sucesso está em fazer o que os outros não fazem. Entenda por “outros”, as outras empresas, os outros gerentes, os outros colegas de trabalho, os outros candidatos à vaga, os outros colegas de faculdade. Todos somos concorrentes uns dos outros, e embora ser muito competitivo não seja considerado exatamente algo positivo, não há nada de errado em querer ser melhor do que si próprio, adquirir mais conhecimento e ser original.

Sonhe mais

Michael Forbes disse tudo: quando você para de sonhar, você para de viver. Se você acha que já tem tudo, que a vida não tem como melhorar, então o ano novo pouco importa. Um ano novo trata-se de motivação, querer algo mais, melhor, diferente. Para isso, é preciso sonhar. Sonhe com coisas possíveis, mas algumas impossíveis, com algo fácil, mas não se esqueça das difíceis. Sonhar é um ótimo exercício motivacional, e pode ser bem divertido.

Realize mais

Não basta sonhar, é preciso realizar, ou pelo menos tentar. Pegue aquela vontade guardada há tempos (mudar de emprego? viajar para o exterior? voltar a estudar?) e coloque em prática sem pensar muito. Às vezes, fazer por impulso pode render ótimos resultados. Comece com as mais fáceis, talvez as mais difíceis requeiram um planejamento, então planeje; a sensação de transformar uma ideia em uma experiência real é indescritível e compensa todo esforço.

Aprenda mais

Qualquer coisa. Seu cérebro é como um músculo que precisa ser exercitado para funcionar melhor. A ciência já comprovou que novas experiências são capazes de criar conexões físicas que não existiam antes. O novo faz bem para a mente e para o corpo. Então, por que não tentar? Seja menos dependente de coisas e hábitos e mais aberto ao desconhecido, mesmo que não pareça tão divertido no primeiro momento. Só pra conhecer. Leia algo diferente, conheça uma cidade diferente, visite sites diferentes, faça cursos de arte, de culinária. Aproveite a vida, porque como dizia Gonzaguinha, é bonita, é bonita e é bonita!

Dê mais valor às pessoas

Final do ano é um grande momento para firmar velhas e novas amizades. Todo mundo deseja feliz natal verbalmente ao ver um conhecido, mas vá além. Escreva um e-mail, envie uma lembrancinha pela internet ou mande uma mensagem de texto para as pessoas que foram importantes para você no no ano que passou, ou para alguém que você gosta, mas não vê há algum tempo. Pequenas ações como essas tem grande impacto para essas pessoas, e ainda lhe fará se sentir bem. É a melhor oportunidade do ano para mostrar que você gosta delas sem parecer piegas.

Semeie mais

O ano nem começou, mas é bom já estar de olho nos próximos. O famoso “onde você se vê em cinco anos?”. Algumas coisas não podem ser realizadas dentro de 12 meses, pois exigem um tempo de maturação, demandam um grande planejamento ou são sazonais. Coisas como mudar de cidade, de carreira, estudar no exterior, passar no mestrado, ter um filho, se casar. Saiba quais são elas e comece a planejar; fazer um pouco de cada vez gera o mesmo resultado de que fazer tudo de uma vez, porém com muito menos estresse.

Arrisque mais

As três coisas mais difíceis de conseguir sem enfrentar riscos: mudar (para melhor), construir algo incrível, crescer. A menos que você não se importe com esses esses 3 itens, respire fundo e vença o medo. Quanto maior o obstáculo, melhor o prêmio.

Comece

Mas comece hoje, agora. Ou você irá se arrepender. Somos campeões da procrastinação, e não à toa também da reclamação. Dois anos atrás eu li uma das frases mais poderosas sobre mudança, uma verdade incontestável, e ela diz assim: daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.