8 alimentos para espantar o cansaço no trabalho

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Todos os dias, milhões de brasileiros levantam para trabalhar, com sono, fracos e sem disposição. Seja culpa do Facebook, da balada, do novo Call Of Duty ou do vizinho barulhento, fato é que levantar de manhã com a sensação de domingo à noite não dá. Uma boa noite de sono é um dos melhores presentes que você pode dar a você mesmo, é bom para sua carreira, sua saúde e seus amigos não precisarão fugir do seu mau humor.

Mas como acordar feliz, saltitante e permanecer assim durante todo o dia? Dormir cedo é a regra de ouro, o seu corpo precisa de, no mínimo, 7 horas para estar em plena forma no dia seguinte. Então, não adianta sonhar em dormir 9 horas que não vai acontecer. O grande problema é quando você dorme legal e acorda sempre cansado. A solução definitiva para esse cansaço que mais parece um encosto, pode estar em algo trivial: a alimentação.

É fácil negligenciar certos nutrientes, pois o hábito alimentar é mais ou menos o mesmo sempre. Por isso, criei uma lista de alimentos de, relativamente, fácil acesso que podem ser introduzidos no seu dia a dia sem grandes problemas, e fará com que você acorde cheio de energia. Adeus Red Bull!

Ovos

Pegue qualquer estimulante e leia o rótulo, seja ele Red Bull, cápsulas à base de guaraná ou termogênicos. Todos eles contém altas doses de vitamina B12, um dos mais importantes nutrientes para o cérebro, além de melhorar o metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos. Ou seja, você fica mais bonito, inteligente e disposto.

Se você come carne, não tem com o que se preocupar, mas para aqueles que, como eu, são vegetarianos, o ovo é essencial. Além disso, é um alimento rico em uma alta gama de nutrientes, como todo o complexo B, ácido fólico (bom para disposição também), cálcio, selênio e por aí vai.

Nozes

Boa em todos os sentidos, nozes são aliadas da produtividade devido a boa quantidade de ácido fólico, um nutriente que, assim como a B12, ajuda a prevenir distúrbios mentais, demência e problemas de humor. Claro que você não precisa ter problemas mentais para consumi-la, ela ajuda qualquer profissional que trabalhe com criatividade, raciocínio ou memória; escritores, publicitários, músicos, cientistas, etc.

Peixe

Uma palavra: omega-3. Dentro seus inúmeros benefícios, essa gordura trabalha na manutenção dos neurônios, fazendo com que eles se comuniquem melhor uns com os outros. Por isso, é um agente importante no tratamento da depressão, bipolaridade, esquizofrenia e déficit de atenção.

Não é segredo para ninguém que peixes são a principal fonte, e não há muitas fontes boas desse nutriente. Se você não gosta de peixe (salmão e sardinha são os mais ricos) ou é vegetariano, a linhaça é uma excelente alternativa — para não dizer a única. Como comparação: 200 gramas de salmão possui a mesma quantidade de apenas 22g de linhaça (entre 4 e 5 gramas)

Obs.: se você prefere ingerir em cápsulas, saiba que elas podem não conter a quantidade que dizem, e ainda engordar.

Tomate seco

Você nunca vai encontrar o tomate seco em nenhuma lista de alimento saudável, mas eu descobri que se você tem dificuldades para dormir, pode estar com carência de cobre, um mineral associado a distúrbios do sono. E tomate seco, castanha do pará, nozes e abacate todos carregam boas quantidades de cobre, mas ponto para o tomate seco que é muito mais gostoso!

Feijão

Ferro é um nutriente que está altamente ligado à disposição e produtividade. A carência dele gera: cansaço, falta de fôlego, insônia, fraqueza muscular, depressão e irritabilidade. É duas vezes mais importante para mulheres já que seu organismo necessita do dobro da se manter saudável.

Mais uma vez, se você come carne, ferro dificilmente será um problema. No entanto, feijão é sempre a opção mais saudável.

Pipoca

Todo mundo para o cinema! A pipoca é um alimento rico em carboidratos (ou seja, energia), mas pobre em proteína e gordura, e isso faz dela um ótimo alimento para disposição. Segundo a autora de “Coma e Seja Feliz”, essa combinação libera o triptófano que libera serotonina e faz você se sentir melhor, mais feliz e disposto… faz sentido.

Semente de chia

Há pouco tempo no Brasil, a semente de chia se tornou uma febre no mundo devido suas super propriedades. É como uma versão poderosa da linhaça ou quinoa (considerado o melhor cereal de todos), e é muito usada por corredores e triatletas. A Businessweek tem uma definição melhor: “Elas são os estimulantes da vez. Mais saúdáveis do que café, mais baratas do que a cocaína (e obviamente mais legais) e menos juvenil do que um energético”.

Devido suas fibras solúveis, os nutrientes da chia são despejados no organismo lentamente, proporcionando maior energia ao longo do dia. Como a linhaça, é rica em omega-3, que já vimos ser ótimo para o humor, além de antioxidantes que combate o envelhecimento.

Chocolate

Aposto como você ficou feliz de ver, pelo menos, um alimento gostoso de verdade aqui (leia-se: gorduroso). O chocolate é famoso por deixar as pessoas não apenas mais felizes, como também mais dispostas. E não é de hoje. Na 2ª Guerra Mundial , a Hershey’s fabricou 2 bilhões de chocolates com o objetivo de aumentar a moral dos soldados aliados. Um estudo recente revelou que a epicatequina presente no chocolate é capaz de melhorar tanto a disposição quanto a capacidade para exercícios físicos.

Mas não se anime tanto, embora chocolate contenha flavonóides, polifenóis, cobre e triptofano que ajudam a melhorar o humor, se sentir mais disposto e manter o cérebro em plena forma, ele também é rico em colesterol. Então, um pedacinho por dia (50g) e, de preferência, amargo.