Instagram para empresas

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Quem gosta do Instagram aí levanta a mão. Quem ama levanta as duas. Brincadeiras sem graça à parte, agora vamos falar sobre como esse aplicativo, aparentemente ingênuo, pode ser útil não apenas para tornar pessoas comuns em fotógrafos profissionais, mas para dar uma gás no marketing de muitas empresas.

Uma mistura de super aplicativo e rede social, o Instagram sobreviveu aos 15 dias de fama que muitos apps vivenciam e ficou para valer. Cresceu 1600% entre abril de 2011 e abril de 2012, conquistou mais de 80 milhões de usuários e tem hoje mais de 5 bilhões de fotos publicadas. Adquirido pelo Facebook em abril (concretizada em setembro), o Instagram deixou de ser exclusivo para iPhones e ganhou o mundo nos dispositivos Android. Tornando-se, assim, um ótimo lugar para colocar sua marca e interagir com consumidores.

Ao contrário do Pinterest e Facebook, o foco do Instagram para empresas é o relacionamento e tem pouco potencial para gerar vendas diretas. Ou seja, não adianta usar o Instagram para publicar ofertas com um filtro legal. No entanto, consumidores sempre consideram comprar, primeiro, em empresas que estão familiarizadas e/ou admiram. É para isso que mídias de relacionamento servem.

Para quem é indicado: especialmente bens de consumo. Produtos interessantes, restaurantes, moda, agências de turismo, artistas, alguns veículos de mídia.

Existem diversas maneiras de usar o Instagram a favor da sua empresa, mas de uma maneira geral, ele ajuda a mostrar um lado da empresa que, de outra forma, seria difícil. Pode ajudar a reforçar valores e atributos da marca e a torna-la mais humana, mais parecida comigo e com você. Por exemplo, mostrar funcionários felizes da Starbucks pode parecer forçado, mas quem conhece um pouco a filosofia da cafeteria sabe que eles realmente esbanjam alegria. Ou o jeitão descontraído da Threadless, o maior site de camisetas dos Estados Unidos, que deixam os clientes por dentro de novas estampas e das etapas de produção de uma forma super legal. Não é a toa que a empresa (praticamente desconhecida no mundo) tem 215 mil seguidores, muito mais que a toda poderosa General Electric.

A Timberland é uma empresa que leva ao extremo o conceito do Instagram publicando belas fotos de seus produtos em meio a natureza, com uma identidade semelhante a de sua publicidade. Isso que é sinergia! E o mais bacana, algumas dessas fotos são enviadas por consumidores e vão parar na página da empresa no Facebook. É um ótimo exemplo de como utilizar a ferramenta a seu favor.

Criei uma lista prática com  15 sugestões de como empresas podem usar o Instagram:

  1. Divulgar lançamentos em primeira mão — do tipo “acabou de chegar aqui na loja”
  2. Mostrar recursos ou detalhes interessantes de produtos
  3. Mostrar processos — como é feito, entregue, etc.
  4. Mostrar escritório
  5. Mostrar pessoas
  6. Fotos com personalidades
  7. Coisas rotineiras
  8. Coisas interessantes
  9. Coisas diferentes
  10. Reforçar elementos da marca (ex: natureza > liberdade > proteção > conforto > Timberland)
  11. Eventos
  12. Ideias e protótipos
  13. Produtos em perspectiva diferente
  14. Clientes utilizando produto
  15. Lugares diferentes onde a empresa está presente (ótimo para agências de turismo, hotéis, etc.)

Se você não está familiarizado com o Instagram, eis algumas regrinhas básicas que vão lhe ajudar a mandar muito bem:

  1. Use sempre fotos suas, de preferência tiradas com dispositivo móvel.
  2. Não exagere nos filtros.
  3. Evite postar fotos semelhantes em sequência. Escolha 1 grande foto e mande ver.
  4. Cuidado com as barras pretas. Dimensione a foto para utilizar todo o quadrado. Barras pretas são feias e demonstram amadorismo.
  5. Estilo acima de tudo.

Vejam este exemplo. (Vi no Comunique9)

Conhece alguma empresa brasileira que usa o Instagram de forma inteligente? Tem alguma outra sugestão? Deixe um comentário.
Update 08/11/2012: Antes restrito aos dispositivos móveis, o Instagram permite acessar perfis via navegador. Basta colocar: “instagram.com/NOMEDOPERFIL”. Isso é ótimo para os negócios!