O ano está acabando e quantos livros você leu até agora? Pior, quantos livros empilhou na cabeceira na esperança de começar a lê-los em breve? Se você for daquelas pessoas apaixonadas por livrarias então, piorou, pois isso significa mais livros comprados do que lidos. Essas são situações reais da vida moderna. Ler um livro hoje em dia é uma conquista quase tão difícil quanto chegar ao final de uma mini-maratona. Não entre em pânico, você não é o único que não consegue mais ler livros. Há milhares, talvez milhões de pessoas passando por isso desde a chegada da TV à cabo, YouTube, 3G e companhia. Acho que posso lhe ajudar com isso.
A maioria das pessoas que eu conheço não tem o hábito de ler livros, embora boa parte delas reclamem disso. Segundo a última pesquisa do Instituto Pro Livro, 50% dos brasileiros dizem não ler por falta de tempo, será tempo mesmo? Acredito mais na perspectiva do especialista em produtividade Timothy Ferris que diz: “falta de tempo é na verdade falta de prioridades”.
O mundo está uma loucura, lotado, cheio de opções e assustadoramente dinâmico. Ler livro consome tempo, tempo esse tão escasso na vida da maioria das pessoas. No entanto, para 90% das pessoas não é tempo que falta, é organização. Você precisa ver valor na leitura para torna-la um hábito, e maioria não vê (embora digam que sim). É como fazer exercícios, outra coisa entre as mais difíceis do mundo para se começar a fazer. Aliás, começar é tudo que você precisa. Porém, os exercícios tem um incentivo que os livros não possuem: essa gordurinha localizada que você não tinha tempos atrás. A falta de livros não faz o seu cérebro diminuir nem lhe deixa menos inteligente, criativo ou competente, mas você poderia ser tão melhor em tudo isso…
Tenho certeza que todos reconhece a importância da leitura. A pergunta não é porque ler, mas como ler mais. Eu estou sempre me forçando a ler mais, e este foi um ano particularmente difícil nesse aspecto. Felizmente, consegui retomar o ritmo da leitura implementando alguns hábitos muito simples que, com certeza, podem lhe ajudar também. Pense assim: eu TENHO que ler, qual o melhor jeito?
1. Ao chegar em casa
Seja forte, resista à fome, ao cansaço, ao desejo de um banho quente. Se jogue de cabeça no sofá com apenas o seu livro. Descobri que esse é um dos melhores momentos para ler. Não 1 hora depois de chegar em casa, mas assim que você passar pela porta. Se você for comer algo, irá ligar a TV ou o computador e aí, estará tudo perdido. Chegou em casa, separe 20 minutos para ler antes de fazer qualquer coisa além de tirar os sapatos.
2. Depois do almoço
Os últimos minutos da sua hora de almoço são valiosos e, quase sempre, ociosos. Talvez você tenha o hábito de tirar uma soneca ou sua empresa seja barulhenta demais para tal, o que pode complicar, mas ainda assim esse é um grande momento para ler. Aproveite!
3. Enquanto espera
Houve um tempo em que eu carregava um livro para quase todos os lugares. Quando sobrava um tempo, eu corria para ler. Percebi que isso prejudicava interações sociais, então limitei a consultas médicas e esperas da namorada. Provavelmente, você tem gaps entre atividades, talvez esperando clientes, entre o trabalho e a academia, esperando a namorada, o marido, os filhos. Procure por essas brechas e as preencha com livros.
4. Reduzindo outras leituras
Revistas e jornais são ótimos, mas nada se compara a livros. Até entrar na faculdade, eu devorava revistas. Na faculdade, comecei a ler livros e tive que abandonar muitas delas. Hoje, eu leio não mais que 2 por mês. Isso vai de cada um, mas saiba que diminuir outras leituras podem ajudar a criar tempo para ler livros, que são textos muito mais profundos. Revistas e jornais (assim como sites) são leituras de atualidades, leia para ficar por dentro. Livro é leitura de conhecimento, leia para aprender.
5. Criando um compromisso
Vamos ser francos, mesmo que você não tenha tempo para nada na empresa, 20 minutos não irão lhe tornar mais eficiente. Se você é realmente uma pessoa ocupada, não há outro jeito a não ser criar um compromisso para isso. Separe no Outlook, Google Calendar ou na agenda física 20 minutos para ler. Tranque a porta e tire o telefone do gancho. Será preciso tirar o máximo desses 20 minutos, mas apesar de pouco, faz a diferença.
Se ainda assim, você não conseguir ler livros, então o que você precisa não é saber administrar o tempo, mas as prioridades.