76. Líderes são nascidos e construídos. Você pode aprender a ser um líder melhor se trabalhar isso.

77. Plano de sucessão é importante. Você consegue olhar por cima e e enxergar seu substituto?

78. Deixe o digital de lado quando estiver falando com a sua equipe. Eles odeiam um chefe multi-tarefa no meio de uma conversa. (Assim como você odiaria o contrário.)

79. Se você tem o hábito de enviar e-mails no meio da noite, sua equipe pensará que você espera que eles façam o mesmo.

80. As emoções do chefe são passadas para a equipe.

81. Contratação é uma das suas tarefas mais importantes. Não contrate com pressa!

82. Não contrate outro você. Contrate pessoas que compartilham os mesmos princípios, mas que traga novas habilidades ao grupo.

83. Não assuma que seus melhores funcionários precisam de menos feedback porque eles já sabem que são bons. Mesmo os melhores gostam de saber que eles estão no caminho certo.

84.Lealdade é uma mão de duas vias. Já que empresas não podem prometer um emprego pra vida toda, saiba que seus funcionários estão sempre em busca de algo melhor.

85. Seja bom com o seu pessoal. Mesmo sem poder prometer que nunca irá demitir ninguém, você pode prometer que sempre irá ajudá-los a melhor aonde quer que estejam.

86. Empresas precisam ser ligeiras no que diz respeito a mudanças e oportunidades. Mas ser ligeira não significa não ter planos. Tenha uma estratégia e um plano para executá-la.

87. Frases para evitar: “Faça porque eu sou o chefe e estou mandando”.

88. Frases para evitar: “Se eu não falar nada, é porque você está fazendo um bom trabalho”.

89. Frases para evitar: “Não espere agradecimento por você fazer o seu trabalho. Seu contra-cheque é o seu obrigado”.

90. A mais perigosa frase de um funcionário: “apenas me diga o que você quer que eu faça”. Isso significa que eles não se importam.

91. Cultura organizacional é mais importante que slogans e tradição. São opiniões tão profundas que as pessoas nem questionam. Para mudar uma cultura é preciso identificá-la e mudar essas opiniões.

92. Chefes sem tempo que desejam estar mais presente não podem adicionar mais horas aos seus dias, mas eles podem conscientemente melhorar a qualidade de cada relação.

93. Você só mede o que valoriza. As métricas que você usa alteram o desempenho da empresa/departamento — para melhor ou pior. O que você tem medido?

94. Cabe a você se adaptar ao estilo do seu gerente. Administrar o seu chefe é a chave para o sucesso da sua equipe e sua própria carreira.

95. Vida e trabalho nunca estarão em equilíbrio realmente, porque equilíbrio significa medidas iguais. Busque a harmonia em vez disso, onde os benefícios de cada aspecto da sua vida contribui para sua torná-la mais feliz e valiosa.

96. E-mail é uma constante fonte de mal-entendidos, em parte porque a falta de entonação pode levar a má compreensão da mensagem. Lembre-se que a primeira sentença do texto define o tom da mensagem.

97. Um dos elogios mais comuns feitos a chefes respeitados é: “eles conseguem manter a calma no meio de uma tempestade”.

98. Nem todos valiosos funcionários pedem uma promoção. Alguns são humildes; outros acham que seu bom desempenho fala por si só e que você irá notar. Assegure de notar!

99. Diversidade gera criatividade e qualidade — e reduz uniformidade.

100. A mais importante coisa que chefes podem fazer é ajudar os outros a alcançarem o sucesso.

Faça o download do PDF contendo as 100. (use botão direiro “salvar como”)


Comente!
Hábner Teixeira Costa disse:

Olá Sylvio, acabo de ler os quatro posts e gostei muito. Não sou líder e por isso sofro com algumas das frases.

Por exemplo: Ser generoso e compartilhar os créditos, ser honroso e assumir a culpa. Quem nunca fez algo importante para empresa mas na foto quem saiu foi seu líder?!

A frase que mais me impressionou foi: Nunca subestime o poder de um elogio escrito a mão. Me imaginei recebendo isso. Primeiro, o líder tem que “ser tocado” e se sentir motivado a fazer isso. Segundo, o empregado ficaria lisonjeado por saber que seu líder gastou um tempo redigindo aquele elogio pessoal. Essa com certeza seria a ação mais impactante na minha opinião.