100 coisas que grandes chefes sabem – parte 3

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51. Exige-se que pessoas sigam gestores; mas elas escolhem seguir líderes.

52. Funcionários nunca esquecem como você agiu quando eles passavam pelos piores e melhores momentos de suas vidas.

53. Líderes administram propósitos. As pessoas olham para você em busca de sentido para os desafios, alegrias e preocupações. Esteja preparado, seja honesto e otimista.

54. Chefes desapontam alguém todo dia. Resultado do seu território e suas decisões diárias. A resposta dos seus funcionários, em todos os outros dias, é uma avaliação da sua liderança.

55. Desenvolva o pensamento crítico na sua equipe esmiuçando as boas e más decisões. Seja um bom crítico, abra-se para novas maneiras de fazer as coisas e ideias novas da sua equipe.

56. Planejamento é uma parte importante do sucesso organizacional. Mas não seja tão aficionado por ele que não possa mudá-lo por uma boa razão.

57. Confiança é a arma mais poderosa da liderança. Pessoas escolhem seguir aqueles que elas respeitam e acreditam ter os melhores interesses no coração.

58. Em tempos de mudança, quando as pessoas estiverem tentando coisas novas, aprecie pequenas vitórias — elas irão aumentar a confiança e fazê-los vislumbrar o sucesso.

59. Aprenda a lidar com gerações diferentes. Não sucumba a um pensamento estereotipado de que os mais velhos estão ultrapassados e os mais novos são acomodados. Aprenda sobre suas vidas e influências; então, aja de acordo.

60. Brainstorms funcionam mais se todo mundo se sentir à vontade. Peça que as pessoas segurem as críticas enquanto ideias estiverem fluindo.

61. Não se prenda estritamente ao código de ética do seu trabalho. Construa uma cultura em que todos saibam como pensar através dos desafios éticos.

62. Treinamento é geralmente a primeira vítima de uma crise econômica. Seja criativo. Você tem pessoas inteligentes na equipe que poderiam muito bem ensinar e ajudar outros.

63. Quem é o melhor chefe para quem já trabalhou? Descubra e você terá uma noção de quais são os seus valores como gestor e como avaliá-los.

64. Muitos chefes falham em pensar estrategicamente, focando-se em apenas uma fatia da organização. Chefes inteligentes avaliam o quadro geral, sempre reavaliando sistemas e estruturas importantes para os objetivos macro da companhia.

65. Ao lhe pedirem para gerir uma nova equipe, comece escutando. Conheça as pessoas e solicite novas ideias de melhorias antes de fazer as suas próprias mudanças.

66. A maneira que você lida com os erros determina o quanto de informação as pessoas irão lhe dar. Se as pessoas não lhe dão más notícias, coisas piores podem estar acontecendo.

67. Gestão de cima pra baixo geralmente é ineficiente, mas chefes inteligentes sabem quando assumir o controle: em crises, se decisões são arriscadas ou caras, e se pessoas estão em conflito, criaram uma barreira que precisa ser derrubada.

68. Contrate pessoas que são mais inteligentes do que você e não se sinta intimidada por elas.

69. Encontre motivos grandes e pequenos para celebrar. Não existe lei que diga que ambiente de trabalho não pode ser alegre.

70. Deixe as pessoas saberem o que você gosta e o que não gosta. Aja imediatamente contra desonestidade e discriminação

71. Você pode ser um workaholic feliz que não sai do escritório, mas não crie uma clima em que as pessoas sintam que precisam ser assim.

72. Chefes muito ruins — arrogantes, ignorantes, despreparados ou corruptos — inevitavelmente fracassam. Suas equipes desenvolvem táticas de guerrilha no trabalho, aguentando e, por último, os destruindo.

73. Aprenda como decifrar um ambiente — sinta a temperatura emocional da sua equipe e responda com o que eles precisam. Fique calmo quando eles estão nervosos e nervoso quando eles estão calmos.

74. Você não é o único chefe no mundo que às vezes ouve uma voz que diz: “hoje é o dia que eles vão descobrir que eu não mereço este cargo”.

75. Se você ler todas estas 100 ideias e aceitar de coração nem que seja metade delas, a voz está definitivamente errada. Você merece esse cargo!

Não deixe de ler a parte 1 e parte 2.