Hoje, começa a primeira das 4 partes da série. Extraído do podcast “What Great Bosses Know” publicado pelo Poynter Institute nos Estados Unidos, e que se tornará livro em junho de 2012, a lista descreve pequenas coisas que bons chefes não só sabem, mas aplicam no dia-a-dia com a sua equipe. Se você já é gestor, se auto-avalie; se você ainda não é, absorva o máximo que puder. Não é receita de bolo, mas os ingredientes estão aqui.

  1. Seu cargo lhe dá poder. Inteligência, integridade e empatia lhe dá influência.
  2. Ser a mesma pessoa perto da sua equipe como na presença dos seus superiores.
  3. Liderar por conta própria. Se você precisa dizer o nome do seu chefe para que as coisas aconteçam, você prejudica sua credibilidade.
  4. O chefe está sempre o foco. As pessoas interpretam suas ações, então aja apropriadamente.
  5. Usar expertise profissional para ensinar, ajudar e liderar — não microgerenciar ou gastar tempo excessivo fazendo o trabalho da maneira que costumava fazer quando estava naquela posição.
  6. Os empregados definem microgestão, não o gestor.
  7. Pedir desculpas quando errar. Assumir seus erros e ofensas é inesperado e incomum e desculpas constroem credibilidade.
  8. Delegar ajuda as pessoas crescerem, mas mantenha-se conectado de forma sutil.
  9. Quando delegar, assegure que você não está apenas abrindo mão da responsabilidade, mas dando autoridade suficiente para a pessoa ser bem-sucedida.
  10. Elogiar de forma rápida e frequente, sendo específico e sincero.
  11. Elogios falham se acompanhados de superioridade ou controle.
  12. A palavra “mas” elimina as palavras anteriores. Elogios parecem descartáveis sempre acompanhados de críticas.
  13. Se você acha que é bom em dar feedback, dê o dobro.
  14. Interagir com todos faz parte do trabalho do líder. Esteja perto sempre, mesmo que sua mesa seja longe.
  15. Grandes chefes não apenas consertam produtos, eles assessoram (coach) pessoas.
  16. A mais importante ferramenta de um coach é uma pergunta bem formulada.
  17. Perguntas bem formuladas (feitas de mente aberta e sem pré-julgamento) ajudam pessoas encontrarem suas próprias respostas.
  18. As pessoas são mais dispostas a aceitarem suas próprias ideias do que aquelas impostas por outros.
  19. Quando mudanças envolvem aprender algo novo, pessoas resistem porque elas odeiam a incompetência temporária que inevitavelmente elas irão experienciar.
  20. Ser generoso e compartilhar os créditos, ser honroso e assumir a culpa.
  21. Não mentir. Se você não pode compartilhar uma informação, diga. A confiança que você constrói em um ano compensa o fato de não ter liberdade para revelar algo.
  22. Chefes se machucam, ficam frustrados e desmotivados — mas eles não levam para sua equipe, levam para outros gestores ou mentores que entendem e podem ajudar ou simplesmente escutar.
  23. Chefes que consideram medo um fator de motivação geralmente motivam pessoas a procurar chefes melhores.
  24. Introvertidos podem dar um passo a frente, falar alto e serem bons líderes.
  25. Extrovertidos podem ficar calados, ouvir e serem bons líderes.


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Anônimo disse:

Muito bom texto, obrigado! Inspirado nele, tomei a liberdade de agrupar todas as regras em apenas um lugar.

Se tiver qualquer problema, por favor, avise-me.