Os últimos 10 anos da publicidade no Super Bowl

PDF pagePrint page

Apesar do futebol americano ser praticado muito pouco fora dos Estados Unidos, o mercado publicitário do mundo todo se volta para o campeonato nacional. Especificamente a final do campeonato, cujo espaço publicitário é o mais caro do mundo. Por isso, todos os anos em fevereiro, os publicitários ficam de olho nos comerciais que julga-se ser o ápice da criatividade global.

Considerando que o mercado publicitário mudou mais nos últimos 10 anos do que nos 20 anteriores e que a TV aberta vem perdendo espaço a cada dia, isso torna o Super Bowl um evento ainda mais interessante. Por isso, resolvi listar algumas curiosidades do programa/evento mais assistido na história da televisão mundial.

  1. Nos últimos 10 anos, o tempo de publicidade em cada jogo aumentou 27%
  2. Na última edição do Super Bowl foram veiculados 104 comerciais, contra 82 em 2001.
  3. Em 2001, um jogo tinha aproximadamente 40 minutos de comerciais (uma partida dura 60 minutos não-corridos). Em 2010, a final do Super Bowl  teve 47 minutos e 50 segundos de propaganda.
  4. Quem assistiu os 10 últimos Super Bowl assistiu um total de 425 minutos de comercial.
  5. Em 2001, uma inserção de 30s custava cerca de $2,2 milhões. Em 2009, o preço chegou a $3 milhões.
  6. O mercado automobilístico é o que mais anuncia. Seguido por cerveja, refrigerante e filmes.
  7. O maior anunciante é a Anheuser-Busch. Entre 2001 e 2010, a mega-companhia de cerveja já investiu $235 milhões de dólares.
  8. Os jogos também contribuem para a audiência da emissora. O episódio de Friends com maior audiência entre os 236 gravados foi “Aquele depois do Super Bowl”, exibido pela 1ª vez no dia 28 de janeiro, logo após a final do famoso campeonato.

Fonte: BrandWeek