10 Lições de vida de Richard Branson

PDF pagePrint page

Você pode não saber quem é Richard Branson. Mas provavelmente conhece a marca Virgin. Branson, um sessentão bilionário que sabe como curtir a vida é o tipo de empresário que é a imagem e semelhança da sua empresa. É difícil ver a Virgin sem ele e ele sem a Virgin, ambos muito ousados no  —  no mercado e na vida pessoal –, a Virgin é uma marca alegre que faz tudo do seu jeito e que não tem medo de ser diferente. O grupo atua (e já atuou) em vários segmentos com mais de 40 marcas (quase todas utilizando a marca-mãe) em áreas como música, games, internet, bebidas, aviação, financeira, carros, cinemas, saúde, turismo e até limousines.

Não exatamente um exemplo de foco e branding, mas é uma empresa ousada e corajosa. Quando ela entra em um mercado, é para fazer diferente, com mais alegria, de forma mais calorosa e de um jeito muito divertido. Às vezes não dá certo, mas assim como a empresa não tem medo de abrir, não tem medo de fechar. Esse é o estilo Richard Branson, que construiu uma megacorporação que emprega mais de 50.000 funcionários e fatura cerca de US$18 bilhões por ano.

Acho que esse cara tem algo a nos ensinar, não exatamente sobre negócios, mas como viver no mundo corporativo sem ser esmagado pelo estresse, pela rotina e pela concorrência. Aqui vão algumas frases excelentes do Sir Branson selecionadas pelo Mr. Self Development.

1. Iates ridículos, aviões particulares e grandes limousines não irão fazer as pessoas aproveitarem a vida melhor.

Lição: Dinheiro traz felicidade até um certo ponto (muito abaixo do 1º milhão). Pelo contrário, dinheiro gera infelicidade, porque você nunca está satisfeito, quer sempre mais e isso lhe frustrará.

2.A maioria das coisas que estressam as pessoas são coisas que não valem à pena se estressar.

Lição: Evite se preocupar em excesso. Isso piora a saúde, o seu bem-estar, compromete seu capacidade de análide e prejudica na hora de tomar decisões. Como disse Marcelo Serpa uma vez, “o pior estresse é aquele que não precisava ser”.

3. Eu aprecio cada minuto da minha vida.

Lição: Quando você faz o que gosta, as chances de fazer melhor e ser bem-sucedido aumentam drásticamente. Tente extrair algum aprendizado de tudo, mesmo de coisas que não são exatamente de seu agrado.

4. Você não pode ser um bom líder a menos que goste de pessoas. É assim que você extrai o melhor delas.

Lição: Interação social é uma necessidade humana, estudos indicam que é vital para a felicidade e crucial para uma carreira de sucesso, sobretudo na hora de liderar. Se você não gosta muito de “se misturar” ou ninguém é bom pra vocêa, você não irá longe na vida.

5. Não existe ninguém a ser seguido. Não existe nada a ser copiado.

Lição: Grandes empresas crescen fazendo coisas inesperadas e inovadoras. Faça seu próprio caminho, siga seus instintos. Se “nada se cria, tudo se copia” fosse verdade, ainda viveríamos em um sistema feudal.

6. Honestamente, eu posso dizer que nunca abri um negócio puramente por dinheiro. Se esse é o único motivo, então acredito que é melhor você não fazer nada.

Lição: Dinheiro não gera nada de valor para a vida de uma pessoa. Ofereça um significado, um propósito, uma causa.

7. Se você conseguir se entregar a sua paixão, a vida será muito mais interessante do que só trabalhar.

Lição: Tenha hobbies. Tenha paixões e reserve um tempo para dedicar-se a eles.

8. Neste momento, eu me contento em estar vivo e poder tomar um bom e longo banho.

Lição: aproveite as pequenas coisas da vida.

9. Eu nunca tive a intenção de ser empresário.

Lição: Apesar dos nossos planos, a vida sempre dá um jeito de tornar as coisas mais interessantes mudando tudo. É preciso estar sempre aberto às novas oportunidades. O mundo muda, nós temos que estar preparado para fazer o mesmo.

10. Eu cometi muitos erros e aprendi com eles.

Lição: Senso comum, mas é a melhor maneira de crescer e ganhar experiência. Os mais brilhantes homens da história tiveram muitos fracassos antes de ter um grande sucesso.

[Frases extraídas do Mr. Developent]