1º Prêmio C. K. Prahalad

PDF pagePrint page

Dois meses depois da morte de um dos maiores especialistas em estratégia corporativa do mundo, C.K.Prahalad, um grupo ambientalista — formado por várias empresas de tecnologia — lançou, esta semana, o 1º prêmio em sua homenagem. O objetivo é tornar o Vale do Silício a região referência em tecnologia verde e ideias ambientalmente corretas.

Notícia no mundo inteiro nesta segunda-feira, o primeiro vencedor é o presidente do Walmart Brasil, Héctor Núñez (que não é brasileiro ) pelo empenho em assegurar que seus fornecedores produzam de forma ambientalmente responsável.

C. K. Prahalad foi (e continuará sendo) um dos semi-deuses da Administração – ao lado de Peter Drucker, Michael Porter, Philip Kotler e outros. Foi eleito o homem mais influente do mundo dos negócios em 2009 e uma de suas obras está entre as 10 mais importantes da história, segundo Harvard. Ficou muito conhecido no começo da década de 90 pelo seu conceito de competência central, aquela velha árvore usada na sala de aula onde o tronco é a estratégia-chave da empresa e os ramos são segmentos, produtos e serviços. Também foi o primeiro a defender que vender para as classes mais pobres era um mercado lucrativo. Prahalad era doutor em administração por Harvard e professor da Universidade de Michigan. Seu livro “Competindo pelo Futuro” é leitura obrigatória para todo executivo até hoje. O último livro lançado foi em 2008, chamado “A Nova Era da Inovação”.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em um fórum ecológico em São Francisco, na Califórnia, onde empresas gigantes (como Microsoft, Coca-Cola e GE) discutem estratégias e novidades relacionadas ao meio-ambiente e negócios. O 1º C. K. Prahalad Global Sustainability Leadership Award deve premiar, todos os anos, a empresa que melhor unir inovação com sustentabilidade.

Fonte: WSJ