Esta não é uma boa notícia para aqueles que estão fazendo dietas, mas às vezes açúcar pode fazer bem. Roy Baumeister, um psiquiatra da Universidade da Flórida, observou alguns voluntários enquanto executavam uma tarefa aparentemente fácil – assistir um vídeo tomando cuidado pra não ler as linhas de texto que apareciam embaixo (como na CNN). Aparentemente, requer uma boa concentração pra NÃO olhar o texto passando. Então, os voluntários receberam uma limonada e foram solicitados para realizar uma outra tarefa cognitiva, escolher um apartamento baseado na descrição entre várias opções.

O interessante é que alguns voluntários beberam limonada preparada com açúcar de verdade, e outras beberam limonada com Splenda (adoçante). A diferença entre os dois grupos foram surpreendentes.

Baumeister divulgou que os estudantes que beberam a limonada sem açúcar apresentaram tendência a escolher de forma mais impulsiva, e decidindo mal. Ele atribuiu isso à exaustão do córtex pré-frontal em todos os voluntários. Os que ingeriram açúcar restauraram essa área do cérebro mais rapidamente. (15 minutos decorreram para o açúcar chegar ao cérebro.)

De acordo com Jonah Lehrer, autor do livro “How We Decide”:

Esta pesquisa pode ajudar a explicar porquê ficamos chatos quando estamos com fome ou cansado. O cérebro se torna menos capaz de suprimir emoções negativas causadas por pequenas irritações. Mal humor é realmente capaz de deixar o córtex pré-frontal em mal estado.

Como eu evito açúcar, achei esta pesquisa bastante interessante. Talvez a adição de café no meu café preto ou Coca Zero, uma pequena quantidade de açúcar de vez em quando pode deixar meu cérebro mais afiado.

[Artigo traduzido do original: "Sugar as Brain Food", publicado no Neuroscience Marketing Blog]


Comente!
Melissa disse:

O açucar é extremamente necessário para o pleno funcionamento do cerebro, comer um bombom de chocolate antes dos estudos ajuda muito no desenvolvimento e armazenamento do estudo.

Cessi disse:

Preciso voltar a consumir açucar.. hehehhehe

Ricardo disse:

Ah já Pepsiman? Tomando coca não é?!

Sylvio R. disse:

Nope. Mas indiretamente estou… já que bebo muito Nestea e Kuat Eko. Mas a Pepsi continua sendo o refrigerante dos meus olhos.. rsrs.