Por que netbooks são uma farsa
Quando a Asus lançou seu Eee PC (o 1º netbook do mercado), dois anos atrás, eu imagino que ela tinha um objetivo muito claro, do tipo “criar um produto para o consumidor final”. [A ASUS sempre foi uma fabricante de componentes, ou seja B2B.] Muito antes de 2007, a Asus já era uma fabricante de hardware respeitável e sinônimo de qualidade quando se falava em placas-mãe. Basta dizer que se seu computador não tivesse uma placa-mãe ASUS, ele não era tão bom assim. De fato, a Asus acertou em cheio quando lançou o Eee PC — que o mundo todo viria batizar de netbooks.
Quando uma empresa lança um produto de sucesso, não necessariamente significa que esse mercado terá sucesso. A concorrência imita, isso faz parte do jogo, mas geralmente a nº1 é quem rege a orquestra. No entanto, todos estão abocanhando uma considerável fatia desse mercado e a ASUS está perdendo mercado. Nos EUA, ela ocupou o melhor lugar na mente dos consumidores, a de Nº1, e como só existe mais um lugar sobrando (segundo os ensinamentos de Al Ries), as demais marcas estão numa guerra selvagem. E o pior: canibalizando as já consolidadas vendas de laptops.
Em 2007, foi vendido somente 1 milhão de unidades. Esse número aumentou 14 vezes no ano passado e tende a dobrar em 2009. No entanto, eu acredito que esse número deva chegar ao limite mais rápido do que se imagina.
Os netbooks estão em algum lugar entre um celular e um laptop. Mas peraí, esse não é o mesmo lugar dos smartphones? Os smartphones cresceram 12,7% no primeiro trimestre deste ano, os netbooks 40% e laptops 22%, mas é difícil acreditar que as pessoas tenham os três. As pessoas compram smartphones porque querem receber e-mails, navegar na internet e abrir planilhas. Compram netbooks porque querem usar mensagens instantâneas, navegar por mais tempo na internet e usar recursos básicos de multimídia — mas também querem uma tela maior. Uma tela maior não é diferencial bastante pra sustentar esse mercado. Tanto smartphones como netbooks são computadores que eu chamo de “monotarefas”, ou sejam você usa uma coisa de cada vez.
Existe laptops de 12 pol. com duas ou três vezes mais potência e capacidade que os netbooks. Mas aí você pode pensar “são muito caros”. Sim, são. Mas quem realmente precisa de tanta mobilidade assim? Executivos, empresários, produtores… esses caras são o público de smartphones e laptops ultra-compactos. Não de netbooks.
O netbook não é um produto que já nasceu morto, ele tem seu espaço, mas exceto pela Asus, eu não acho que alguma marca conseguirá se consolidar nesse mercado de nicho. Talvez focando no público de baixa-renda. Mas o desempenho fraco –similar a um celular de última geração—não substitui um PC Desktop ou laptop. Tão logo os consumidores descubram que a tela minúscula, teclado mínimo e processamento medíocre é o mesmo dos celulares modernos e que não substituem o computador convencional, o segmento morrerá. O netbook é um produto muito pequeno para um mercado tão grande e com tantos monstros tecnológicos.
*UPDATE 1 *(08/12): Conheci 3 pessoas que possuem netbooks e 2 me disseram que jamais comprariam de novo. Também perguntei a algumas pessoas se elas comprariam e a grande maioria me disse “acho que não”.
**UPDATE2* (08/12): Encontrei uma utilidade. Vi bares e restaurantes agilizando seus processos através do uso de netbooks. Como acontecia com PDAs pouco tempo atrás.
TEMAS: Negócios, Tecnologia, consumo, polêmica, segmentação
Envie por e-mail •
Twitte!

Olá Sylvio,
Concordo com você quando diz que as marcas estão querendo empurrar computadores “pedreira”, travestidos de netbooks. Dependendo da marca, eles realmente são horríveis. Porém, penso que os netbooks e os smartphones tem público totalmente diferente. Quando alguém resolve comprar um netbook, como você mesmo disse, quer acessar e-mails, abrir planilhas, talvez fazer mini apresentações… nem sei se podemos enquadrar os grandes executivos nesse público. Mas quem compra um smartphone, antes de tudo, quer um celular. Acho que a tela não é o que somente os diferencia, mas sim a necessidade do uso. Quem compra um netbook quer a funcionalidade de um notebook, porém mais leve, portátil e barato. Por esse motivo, acho que os netbooks podem não perder o mercado tão bruscamente assim.
Enfim, é só uma opinião. Acompanho sempre o seu blog e seu twitter e gosto muito das suas postagens.
Obrigada
Responder
Sylvio R. respondeu:
(30 de setembro de 2009)Mari, obrigado por compartilhar sua opinião aqui no blog.
Se as pessoas que compram netbooks querem a funcionalidade de um notebook elas comprariam um notebook, certo? Mas é grande demais e os de 12″, 13″ polegadas são muito caros. Então elas poderiam optar por um smartphone, mas esse é muito pequeno e cansativo de trabalhar. Eu só consigo pensar num nicho para netbooks: notebooks mais baratos independente de potência.
Resumindo, acho que a menos que os netbooks consigam acham um nicho exclusivo seu (sem abocanhar um pouco aqui e outro ali), seu ciclo de vida será curto.
Responder
Oi sylvio, faço minhas as palavras da pessoas acima, não concordo que os netbooks percam mercado assim tão rápido, até porque eu sou um exemplo disso, tenho smartphone, netbook e notebook e uso os 3 em ocasioes totalmente diferentes para tarefas diferentes. Inclusive tbm discordo que a asus seja a melhor nesse ramo, pelo menos fiquei muito insatisfeita com o asus surf, se nao me engano um dos primeiros netbooks lancados, estou louca pra trocar + por enquanto ele tá fazendo o que eu tow precisando hehe…acho q uma gigante que tbm entrou na briga foi a HP, inclusive, provavelmente meu prox netbook será o Pocket Pc da hp. ^^
Responder
Sylvio R. respondeu:
(30 de setembro de 2009)Marcela,
Fiquei curioso para saber que ocasiões totalmente diferentes são essas. Sério mesmo. Pois não consigo enxergar.
No último final de semana, fui a uma pizzaria e o gerente estava com um netbook pra cima e pra baixo. Até pouco tempo atrás viamos palmtops. Por que mudou? Ambos servem para a mesma coisa: tirar pedidos, fechar contas, etc.
É claro que algumas pessoas vão achar aplicações distintas para cada dispositivo, mas não tenho dúvida que essa é uma minúscula parcela do mercado e é incapaz de manter esse mercado.
Sobre a Asus, é tudo uma questão de percepção, não necessariamente qualidade. A 1ª marca a entrar no mercado é sempre a mais reconhecida. Talvez não aqui no Brasil, mas em outros mercados o Eee PC é conquistou essa percepção. Nunca comparei netbooks, mas tive várias placas-mãe e ela não era a melhor de todas, mas era a mais conhecida e tinha um bom produto.
Bom, vamos ver no que vai dar. Mas eu continuarei um crítico ferrenho aos netbooks até que me provem o contrário.
Responder
Marcela respondeu:
(2 de outubro de 2009)bom, vamos lá.
Acho que na verdade a diferença em questão seria somente a do notebook com o netbook, pq convenhamos que smartphone é o mais diferente e possui milhares de diferença entre os outros dois.
EU, uso meu netbook para levar pra faculdade, faço todas as anotações necessárias nele, pesquiso alguma coisa aqui e ali no google, abro planilhas, apresentações de power point, apostilas em pdf e etc.
JÁ meu notebook uso pra música, foto, vídeos, internet, messenger,e não, ele praticamente não sai do lugar hehe…só da escrivaninha pro suporte no sofá, pra outra mesa, nada fora do raio da minha casa, até pq ele pesa um pouquinho e é aí pra mim que está a maior diferença, quem compra um netbook não quer uma super configuração, uma super tela, não, quer apenas portabilidade, mobilidade. ;)
Responder
Sylvio respondeu:
(2 de outubro de 2009)Marcela, obrigado pela resposta. Apenas uma última pergunta: O que você faz com o seu smartphone?
Hoje eu tenho um Nokia E71 e uso ele pra fazer exatamente o que você faz com o seu netbook. Pesquiso no Google, abro planilhas, PDF, envio e-mails. Também faço nele praticamente tudo que faço no meu laptop, foto, internet, messenger e video. Claro, a tela pequena e o teclado limitado faz dele um improvável produto substituto ao meu laptop, mas substitui muito bem um netbook.
Bom final de semana, Marcela.
Abraço
Marcela respondeu:
(5 de outubro de 2009)bom eu tenho um iphone 3gs, tirando a variedade de aplicativos q posso ter das mais diferentes tarefas, vc falou que o teclado do netbook era ruim por ser muito compacto o do smartphone é bem pior então, pra ficar digitando a aula toda entao nem se fala…hehe…+ como eu disse sylvio, não vou convencê-lo, então tudo bem! ^^
Grande Sylvio!
Concordo com o seu argumento porém, discordo com relação à qualidade e a afirmação que a ASUS virou referência… Eles podem até ter sido os primeiros, mas já existem opções bem melhores e a evolução destes aparelhos tem sido bem rápida. Há um ano atrás os primeiros modelos eram bem limitados, hoje tem opções mais avançadas (mais memória, HD, processador etc). Isso avaliando apenas do ponto de vista técnico.
Com relação ao uso, creio que vc esteja certo. A tela ainda é pequena (ok, se vc usar para digitar textos, planilhas e coisas mais simples até que funciona), o teclado é pequeno e o conforto para utilização é ruim (experimente trabalhar por mais de uma hora num troço desses…). Tenho um smartphone e um notebook e até pensei em comprar um netbook mas, pra quê exatamente? Só pela novidade? Acabei desistindo…
Responder
Sylvio respondeu:
(2 de outubro de 2009)Super Enzo,
Bom te ver aqui novamente. Poisé… quando falei sobre a Asus, imaginei que as pessoas por aqui fossem discordar. Como expliquei para a Marcela nos comentários, o Eee PC virou referência nos Estados Unidos, como as novidades demorar a pegar aqui no Brasil, quando o netbook chegou por aqui (e as pessoas passaram a conhecer), já haviam outras marcas concorrentes.
O Eee PC da ASUS ficou alguns meses praticamente sem concorrência, o que garantiu uma posição melhor na mente dos consumidores
Responder
e para falar no msn com cam, o netb… quebra o galho ou não???
Responder
Sylvio R. respondeu:
(20 de outubro de 2009)Quebra sim.
Responder
Fala Sylvio!
Acho que os netbooks tem o seu nicho de mercado sim, a prova é a expansão desse mercado nos últimos meses, e não é somente para executivos.
Tenho um desktop, que utilizo para aplicações pesadas, baixar arquivos, vídeo, música, etc. E estou procurando um netbook para mobilidade (viagens, internet, e-mails, planilha, faculdade, etc.).
Poderia optar por um smartphone? Sim, poderia. Considerando custo, TODOS os smartphones custam mais que os netbooks, considerando facilidade de digitação, os netbooks são muito mais confortáveis, tela? Os netbooks são melhores também. Acho que um ponto para os smartphoes seria a mobilidade ainda maior e também é um aparelho a menos para se carregar.
Poderia escolher um notebook? Sim, poderia. Mas para as minhas necessidades básicas (e conheço muita gente com as mesmas necessidades), não preciso de alto poder de processamento, alta velocidade, alta capacidade de armazenamento, etc. Afinal, um note de 14 ou 15 polegadas não é algo assim tão compacto, que permite grande mobilidade.
Agora, se a pessoa já tem um smartphone e um notebook, como o colega aí de cima, realmente não tem necessidade de comprar um netbook.
Responder
Olá,
Só pra contribuir.
Tenho 2 pcs, um Note, um Netbook e um smartphone.
- Pcs pra trabalhos pesados em multimidia,
- note pra trabalho pesado longe de casa ou escritorio,
- Netbook pra faculdade bateria dura 5 horas, conecta em projetor, navega na net,, roda videos em dvix, flash etc, bom pra digitar super discreto na bolsa, n pesa nada super rapido de conectar em qualquer lugar, muito util e mais pratico do que os notes que eu vejo em sala de aula que vez ou outra procuram tomadas pq acaba a bateria.
- Smartphone, ler pdf, pesquisa google, acessa email, digita alguma coisa, tira foto alta qualidade, escuta musica e joga um game de vez em sempre, grava audio.
cada um faz o que é preciso, no lugar que preciso e na hora que preciso, sei quando usa-los e nunca fiquei na mão.
Abraços.
Responder
pelo que percebi, vc não possui muitos conhecimentos em informática e isso é um problema para pode analisar e criticar este mercado
vamos começar pelos atrativos dos netbooks
eles são muito mais leves, são muito mais práticos para tarefas simples e geralmente superam bem as baterioas dos notebooks convencionais sem contar que netbook de verdade tem uma tela de 10 polegadas e aqueles minusculos, são quase inúteis. os netrbooks ajudam muito para exucução de trabalhos universitários e apresentações como em powerpoint e para finalizar, custam bem menos que notebooks razoáveis
agora falando sobre a asus
sem dúvida alguma ela é a referencia mundial em placas mãe, porém não tem como ser melhor em tudo e o mercado de placas mãe é muito amplo sendo que a intel por exemplo produz placas mãe excelentes que roadam apenas com processadores intel e já a asus tem placas mãe para qualquer processador
a asus também é referencia mundial na produção de netbooks tanto por ter cido a “pioneira” quanto por fazer um dos melhores netbooks porém, quanto melhor mais caro e outras marcas muito boas também acabam vendendo muito quando exploram mercados com menos dinheiro para comprar um netbook
Responder
Escrevi um post no meio da tarde e quando chego em casa para ver o meu post não está mais aqui, que engraçado isso porq não fiz nada de impróprio
Mas como sou teimoso, irei novamente escrever meu post e claro que não igual ao outro e talvez esse fique até melhor
Dá para perceber que o autor deste artigo não entende muito bem de informática devido a seus pontos de vista muito limitados
vou começar falando dos netbooks
a principal característica deles é a portabilidade somada com a praticidade para tarefas um pouco mais simples como apresentações de powerpoint, produção de trabalhos, navegação de internet e assim vai sendo que com a linha de processadores atom ele consegue aguentar uma bucha devida a arquitetura HT a mesma utilizada nas últimas versões de Pentium 4 que simula 2 núcleos. porq comprar um netbook ao invés de um notebook? é simples, esses pequenos duram mais tempo longe da tomada na sua maioria das vezes podendo ultrapassar 10h nesses mais recentes
e uma coisa que tem que ser dita, netbook que preste, tem uma tela de 10 polegadas e os outros menores como aqueles de 7 polegadas são ridículos
agora falando da asus
sem dúvida alguma a asus é referencia em placas mãe pois em vários tipos diferentes ela se mostra como a melhor ou pelo menos está no topo juntos com outras (na grande maioria das vezes) mas em casos como quando utiliza-se um processador da intel, é de se pensar muito se vc usa uma asus porq placas mãe da intel (que servem apenas para processadores intel) são talvez até melhores porém obriga a todos os outros componentes aclopados a ele sejam da intel e por isso a asus por fabricar placas para todos os processadores convencionais e por sua excelencia tem uma boa fama mundialmente
e é claro que asus é referencia mundial para netbooks, pois foi a “primeira” a fabricar eles e porq ter modelos que fazem parte dos melhor entre todos os outros mas é claro que geralmente eles são mais caros que de outras marcas muito boas também e assim muitas marcas conquistão espaço nesse mercado
antes não tinha escrito nada sobre celulares mas agora vou
um celular não é um computador e não pode nem ser comprado a um, a começar pelo seu processador que se não estou enganado é da família ARN sendo muito fracos para processar dados, perdendo bem feio para um atom e sem contar ao tamanho do próprio celular que torna impossível vc utiliza-lo como um computador de fato, nunca vc poderá fazer tratamento de imagens nele, capacidade de armazenamento ridículo comparado aos 160GB que normalmente se ve em um netbook e qualquer tipo de visualização de páginas de internet é muito mais incomoda que em um computador qualquer pela minuscula tela e sem contar que preço de um celular de última geração ultrapassa fácil o de um netbook que está por volta de R$1.000,00 tendo a configuração padrão
Responder
primeiro pesso desculpas por ter achado que o meu post foi excluído, pensei que isso tinha ocorrido pois quando abri esta página o meu post não aparecia nem com uma sinalização em vermelho dizendo que aguarda a moderação
mas peço que post os dois, pois, estão diferentes e mesmo que o segundo tenha aquela introdução ele está mais completo
e para concertar o erro que cometi pode até postar este meu terceiro post e assim todos entenderam que eu me enganei
obrigado
Responder
Meu grande amigo Sylvio,
Parabéns pelo blog. Conteúdo excelente e focado nas últimas tendências.
Quanto ao post, você apresentou um ponto de vista que eu ainda não tinha atentado, com relação aos netbooks. Tenho um iPhone e o uso para praticamente todas as tarefas (emails, messenger, twitter, fotos, música) que também executo no laptop. A diferença é básica: notebook – trabalho; iPhone – lazer. Acredito que os netbooks servem mais para quem quer apenas acesso rápido à internet, ou editar um texto, descarregar fotos, etc. Tarefas rápidas que não necessariamente necessitam de uma máquina com uma megaconfiguração. Logicamente, os netbooks também são particularmente úteis para viajantes. Durante um certo tempo ponderei sobre a aquisição de um netbook, mas face à praticidade e versatilidade do smartphone da Apple, essa idéia foi logo descartada. As tarefas rápidas e práticas são também executadas de forma satisfatória pelo iPhone. Além disso, estou levando meu laptop para passear mais vezes; o mesmo estava quase um desktop, praticamente não saía de casa.
Em meio a uma febre de consumo de netbooks, com 2009 sendo considerado o ano dessas máquinas, concordo com seu ponto de vista. Tão logo o público perceber que são apenas pcs pequenos com pouco poder de processamento, o segmento vai sossegar.
No mais, parabéns novamente pelo blog e sucesso para você.
Grande abraço!
Responder
Sylvio R. respondeu:
(8 de janeiro de 2010)É um grande prazer te “rever” 10 anos depois fazendo uma visitinha ao meu humilde blog.
Obrigado pelo relato. Como se pode ver através dos comentários, há quem discorde do nosso ponto de vista, mas é algo natural quando falamos em tendências. Eu ainda acredito fortemente nisso e que bom saber que não sou o único.
A propósito, a Andréa vai vender o NETbook dela pra comprar um NOTE.
Abração irmão!
Responder
Guilherme respondeu:
(8 de janeiro de 2010)diminuir as vendas é claro que vai diminuir
não tem como manter o crescimento obtido neste ano de 2009 por muito tempo
quando o mercado estiver abastecido por estas máquinas as vendas caem um pouco, igual é com todos os produtos
só não faz sentido dizer que ele é um produto inútel ao invéz de uma solução mais enconta para o dia a dia
Responder
Olá amigo…
Dando uma “sapeada” na rede, trombei com esse seu artigo e resolvi comentar…
Compreendo seu raciocínio, mas respeitosamente divirjo dele… Explico…
Recentemente (2 meses) troquei meu antigo notebook (Um HP Pavilion) por um Netbook (um Acer Ao751H) e não me arrependi em nada…
Os motivos são simples…
Este Acer tem mais que o dobro de RAM (2 GB contra 768 MB), muito mais que o quintúplo de HD (250 GB contra 40 GB) processador mais rápido, tela menor (mas não tão pequena… esse modelo da Acer tem tela de 11,5′), teclado com teclas surpreendentemente GRANDES (maiores e mais confortáveis do que as do Note) e… 1/3 DO PESO..! rs*
Claro, não tem leitor/gravador de cd ou dvd… Mas sempre existe a possibilidade de se comprar um externo (por enquanto não pensei nisso).
Enfim, é uma máquina rápida, potente, leve… e bonito (design moderno, fino e bem acabado). Fiquei muito satisfeito com a compra…
Tenho um Nokia N95 (smartphone) que, apesar de ter diversas funções/funcionalidades, nem de longe faz o papel do Netzinho…
Bem, é minha opinião e meu relato sobre a minha experiência com a máquina…
Abraço a todos…
Leon Korkes
Responder
Eu li seu post e também os comentários e não concordo que os netbooks terão vida curta ou serão um nicho de mercado, acredito que eles serão o mercado do futuro, quando foram lançados eu nem considerei como algo digno de ser olhado, mas a partir do final do ano passado deram um salto de qualidade e tecnologia e serão a escolhe de muitos usuários que querem trocar de computadores, autonomia, e fazer o trabalho do dia a dia em todo o lugar. O falta nesse netbook que não tem em outros computadores é o gravador de CD/DVD e quantas vezes você grava um DVD/CD, hoje usamos a internet, mandamos para o e-mail da pessoa os dados necessários, gravamos em servidores na interne e ela tem de estar disponível em todos os lugares e esses computadores vieram para fazer isso, com uma autonomia média de 3 horas, podendo chegar a 6 horas, é isso que as pessoas querem, isso é o futuro. Eu recomendei a compra de 10 desses para onde trabalho e já chegaram e acredito que serão comprados muitos outros…
Responder
Caros,
a difrença de ocasião é bem clara e simples aos meus olhos.
SmartPhone: Você não vai sair pra TODO lugar levando uma mala, então se surgir a necessidade de utilizar a internet, e vc estiver num lugar com wi-fi (hoje em dia praticamente qualquer lugar) você usa seu smartphone para acessar seu e-mail e responde-lo. IMPOSSIVEL utiliza-lo por mais de 1h digitando e navegando, caimbra plx x.x.
Netbook: levar sem preocupação para qualquer lugar (que valha a pena ir com uma mala claro) Faculdade, viagem e etc. Digitação fácil, por mais que seja menor, o teclado é bem proporcional, por mais limitado que seja, trabalho no corel draw sem nenhum stress, para um adm de redes (meu caso) levar ao cliente para testar a rede (sem ter que tirar um negocio de 3kg da mala). E por ultimo e mais importante, 5h de autonomia, sem mais.
Notebbok: Eu sinceramente estou preferindo net ao not, mas vamos lá, notebook cansa menos os braços, por ter mais espaço, tem um desempenho claramente melhor. Eu acho que sao só essas as vantagens, mobilidade maior é a do net, pois na mochila pra ir pra facul nao pesa nada.
opiniao dada ;)
Responder
Caio respondeu:
(16 de maio de 2010)Só mais um detalhe,
EU pelo menos EU mal utilizo CD`s ultimamente. Pen-drive faz tudo, muito melhor e com mais praticidade ;D
Responder
Não li todos os comentários, mas vou ser breve. Tenho um desktop, o qual faço meus serviços em casa sossegadamente, pois tenho nele todos os programas que necessito. Tenho um notebook acer, quase meio aposentado, porque acho-o pesadão e a bateria quase não dura nada, decepcionante. Tive um Asus EEE, que infelizmente quebrou. Durou um pouco mais de um ano, deu problema no teclado e com a conexão da internet e acho que não vai compensar arrumar. Atualmente uso para ler livros que baixo na net. Estou pensando em comprar outro netbook. Eu amei ter ele comigo nesse um ano e penso que viciei. Ele foi viajar comigo pro exterior e me acompanhava sempre aqui em Sampa. Ele é prático, leve e descomplicado. Pensei em comprar um iphone, mas acho que não se enquadraria para aquilo que quero… Então, acho que vou de outro netbook mesmo. Será que sou minoria????
Responder
Olá!
Já havia visitado o blog algumas vezes e voltei hoje a acabei lendo o artigo e os comentários.
Trabalho com meu desktop no escritório, tenho outro em casa (partilhado com a família) um Notebook e a +/- um ano comprei um Netbook, as vezes fico uma semana ou mais sem liga-lo, mas esta sempre em minha pasta, sempre o levo em viagens, utilizando-o quando necessário. Ou seja: realmente a maquineta não dá um show de velocidade e agilidade, mas quando preciso trabalho com minhas planilhas, textos, faço conexão remota no servidor do escritório e altero as músicas que ficam no pen drive e player. Resumindo: uma máquina sempre a mão. Se vou comprar outro? Não sei. Vai depender da oferta de um notebook que seja levinho e que não pese muito na pasta para ir de um lado para outro.
Abraços e parabéns pelo blog.
Responder
3 razoes:
* Leveza (1kg)
* Durabilidade (cai e nao quebra)
* Preco
Entao otimo para viagens; aonde o importante eh soh checar emails, ou fotos atraves de um cartao SD. Eu compraria de novo sim. E o preco; se alguem roubar, nao choraria muito.
O erro eh comprar um netbook para substituir o mais pesado, fragil, e ainda mais caro notebook. Na epoca que comprei nao existia nenhum notebook mais barato e por £200 libras achei um bom investimento.
Finalmente o netbook foi uma boa experiencia tecnologica. Inspirado pelo OLPC. Os netbooks forcaram que os notebooks reduzissem de preco e ate peso. Agora sim, eh possivel contemplar a utilidade de comprar um netbook sobre um notebook; mas no comeco do lancamento, nao.
Responder
Olá para todos do Pequeno Guru
O artigo já tem algum tempo que foi escrito e talvez o autor não tenha tido muita experiência com um netbook.
Com todo respeito à opinião de cada um, eu tenho um netbook que se encaixa perfeitamente na minha proposta de uso, pois sou professor e ando de uma escola para outra e tenho que carregar uma cacetada de arquivos e utilizá-los durante as aulas, inclusive em projetores. Pequeno e leve, a sua portabilidade é um grande trunfo.
Mesmo sendo barato, o desempenho (vai depender da configuração de cada aparelho) em tarefas básicas como planilhas eletrôncas, editores de texto, slides e videos, é mais do que suficiente. Lembrando que era para isso que eu comprei a criança. Não comprei o aparelho para jogar ou editar videos eoutros serviços mais pesados.
O único senão é que ele não pode ser o seu único micro. Caso você necessite de algo mais, como conforto e alto desempenho, aliado a um bom custo-benefício, fique com um desktop em casa e o net para trabalho simples em outros locais. A escolha por um notebook de alto desempenho só seria viável caso você realmente necessite de um desempenho maior nas suas atividades fora de casa e que os arquivos usados não possam ser usados no pc de casa.
Smartphones são bons para acesso à web e alguns arquivos, mas não é o ideal para você trabalhar, mesmo que você tenha um desempenho semelhante ao netbook.
A esolha vai depender unica e exclusivamente da necessidade de cada um. Estou satisfeito e trocarei o meu por outro daqui dois anos.
Abraços
Responder