Pode ser que você não tenha sentido o fantasma da crise ou já tenha superado. Talvez sua empresa faça parte do invejável grupo que não para de crescer e crise não seja uma palavra que a amedronte. Em qualquer caso, você e sua empresa enfrentarão uma crise algum dia. Esteja preparado.
Aqui estão 42 dicas —a peso de ouro— que Tom Peters apresentou em sua palestra na ExpoGestão, sexta-feira passada em Joinville. Essas dicas nada mais são que um super resumo de uma seção do seu blog chamada “Success Tips” e que já virou um grande e-book, e hoje está na de número 175 (infelizmente, só em inglês).
- Chegue cedo.
- Saia tarde.
- Trabalhe mais.
- Você deve trabalhar de forma satisfatória ganhando menos; e mais, aprenda a lidar com situações desagradáveis com um sorriso—mesmo que isso lhe mate por dentro.
- Ofereça-se para fazer mais.
- Você vai mais longe que os outros se sempre levar boas atitudes para o trabalho.
- Você literalmente pratica o “cara-a-cara” no espelho todas as manhãs, e no meio das tardes.
- Você finge se suas boas atitudes cessarem.
- Você dá um novo sentido às ideias e pratica intensamente a “gestão transparente”.
- Você cuida de você mais que o normal e encoraja as pessoas a fazerem o mesmo — bem-estar físico contribui para o bem-estar mental e a resposta ao estresse.
- Você não se preocupa com a merda desmoronando barranco abaixo em sua direção, ao invés, compra uma pá e uma capa de chuva no Mercado Livre.
- Tente esquecer “os velhos tempos”—nostalgia é auto-destrutiva.
- Você se anima pensando “isto vai passar”—mas você se lembra que isso pode não passar logo, então você se dedica a dar o seu melhor com o que você tem agora.
- Você usa o telefone e usa um pouco mais — mantém em contato com todos amigavelmente.
- Você frequentemente cria pausas na sua rotina, incluindo algumas “estranhas”— essas pausas combatem a apatia e trazem novas perspectivas.
- Você evita todos os tipos de excesso pessoal.
- Você simplifica.
- Você trabalha os detalhes como nunca antes.
- Você trabalha os detalhes como nunca antes.
- Você trabalha os detalhes como nunca antes.
- Você constrói e mantém a todo custo os seus padrões de excelência, os quais serão a melhor forma de avaliar o seu desempenho.
- Você fica louco quando tem que responder ao menor erro.
- Você encontra maneiras de se cercar por pessoas jovens e mantê-los por perto—eles têm maior probabilidade de não ser membros da escola “salve-se quem puder!” [mais corajosos e otimistas].
- Aprenda coisas novas do seu trabalho.
- Você deve se lembrar que isso não é “só mais um”, é a última prova do ano.
- Pratique network como uma fera.
- Pratique network dentro da empresa—pra conhecer mais as pessoas que fazem o verdadeiro trabalho.
- Pratique network fora da empresa—pra conhecer mais as pessoas que fazem o verdadeiro trabalho de relacionamento com o cliente.
- Agradeça aos outros pela sobrecarga se boas coisas acontecerem—e assuma todo o peso se coisas ruins acontecerem.
- Você deve ser gentil, mas não engula ou esconda a verdade—pessoas conseguem aceitar uma verdade desagradável, mas não perdoam omissões.
- Você deve tratar pequenos sucessos como se fossem finais de campeonato—e comemorar dessa forma.
- Você ignora as perdas (não ligue para o que está acontecendo na sua barriga), volte logo para a posição e tente de novo imediatamente.
- Você evita pessoas negativas a todo custo—contaminação mata.
- Você dá um novo significado à palavra “reflexão”.
- Você não destina uma verba fixa para flores. “Vistosas e coloridas” basta.
- Você redobra, retriplica seus esforços de “se colocar no lugar do cliente”. (Especialmente quando a coisa estiver feia.)
- Você cuida dos seus modos —e aceita a falta de modos dos outros para evitar conflitos.
- Trate todo mundo bem.
- Deixe seus sapatos brilhando.
- Deixe os problemas na porta do escritório.
- Torne-se um exemplo para os outros em finanças pessoais.
- Agora você reza.