O que blogueiros podem aprender com marketing #3

PDF pagePrint page

3.Cuidado com a publicidade

Uma coisa é certa: as pessoas não gostam de ver anúncios. Então, manere na propaganda. Muitos blogs (pra não dizer a maioria) exageram ao colocar anúncios do Google, banners e links de outros blogs. Chris Guillebeau e Dan Lyons —blogueiros de sucesso— já disseram: a menos que você tenha um gigantesco fluxo de visitas, não vale a pena. Há blogs que camuflam anúncios do Google colocando na mesma cor e fonte dos artigos, isso só mostra o quanto eles não respeitam seus leitores.

Seu blog deve se parecer muito mais com uma revista do que com um catálogo. O foco é o conteúdo, não os anúncios. Reserve um espaço específico para a publicidade —não no meio do conteúdo, nenhum anunciante vai pagar pra dividir espaço com outros duzentos. Layout clean, fundo branco com letras grandes e pouco ou nenhum anúncio é o ideal, quanto mais distante seu blog estiver disso, menor a credibilidade que ele terá. As pessoas querem ler o que você diz, não o que os anunciantes dizem.

Um dos mais compartilhados artigos da rede sobre o assunto diz “não veicule anúncios”, ele também diz “tenha anúncios relevantes”, que tenha relação com que você está falando. Não tem o menor problema se você quer ganhar um dinheiro com seu blog, mas saiba que as pessoas não costumam visitar um lugar que não se sentem bem, e essa é uma das lições que aprendemos com o marketing. Lembre-se: 99% dos casos, as pessoas não gostam de propaganda.