Uma mensagem do Oscar 2009 para o marketing

PDF pagePrint page

Ganhadores do Oscar Slumdog MillionaireComo um filme de elenco indiano de “apenas” $15 milhões de dólares ganhou 70 prêmios, incluindo o prêmio máximo dos três maiores festivais de cinema do mundo?

“Quem Quer Ser um Milionário?” ganhou 8 dos 10 Oscars que concorreu e desbancou a mega-produção estrelada pelos astros Brad Pitt e Cate Blanchett que custou nada menos que $150 milhões.

Se fossemos fazer um cálculo de ROI (Retorno do Investimento), ficaríamos pasmos com o desempenho do filme de Danny Boyle. Ao todo, o filme recebeu um total de 99 indicações sendo 70 convertidas em prêmios, ou seja, 70% de aproveitamento. Em contrapartida, o filme de David Fincher, O Curioso Caso de Benjamin Button com Brad Pitt no elenco e produzido pelas colossais Paramount e Warner, recebeu 89 indicações, mas apenas 17 resultaram em prêmios, ou seja, menos de 20%. Agora falando no que realmente importa para a indústria, Quem Quer Ser um Milionário arrecadou até agora $90mi e O Curioso Caso de Benjamin Button algo em torno de $122 (fonte: Cinema em Cena e E-Pipoca), porém, o filme de Benjamin teve uma distribuição muito superior ao de Jamal.

Danny Boyle fez o que executivos, publicitários e empreendedores buscam todos os dias: conquistar muito, gastando pouco. Mas qual a receita?

Ele utilizou algo que se tornou um tanto popular no modelo de gestão de empresas como a Starbucks: simplicidade. Não foi preciso atores famosos, locações refinadas ou qualquer efeito especial para fazer de Quem Quer Ser um Milionário um sucesso unânime. Ao contrário, O Curioso Caso de Benjamin Button teve tudo isso e ainda tem sofrido pra dar lucro aos estúdios.

A receita do sucesso desse despretensioso filme inglês/indiano é a simplicidade. História simples e acessível a todos; personagens simples com uma pequena dose de complexidade, mas que despertam a empatia do público; produção simples e sem efeitos especiais.

É difícil tornar mágico algo complexo. Quanto mais recursos você tem, mais coisas há para se preocupar e menos tempo para se dedicar a cada um deles. Eu assisti ambos e gostei. Mas enquanto um é complexo, lento e obscuro, o outro é simples, ligeiro e (de certa forma) alegre. Ambos são ótimos filmes, o que os diferencia é a sensação que sentimos quando as luzes se acendem. Uma sensação que todas as grandes marcas estão procurando, e não importe o quanto elas gastem tentando criá-la, porque o importante não é quanto é como.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/pequenoguru/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399